Em sua segunda missão internacional, promovida pela Secretaria de Portos (SEP), em parceria com o Palácio do Itamaraty, o Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, participou nesta última segunda e terça-feira, 10 e 11 de outubro, de encontros, seminários, rodada de negócios, e estabeleceu uma aliança entre o Brasil e o Governo de Cingapura, por meio da assinatura de um Acordo de Cooperação entre os dois países. _ Assessoria de Imprensa.
Com a participação dos Presidentes das Companhias Docas do Estado de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Pará, e mais de 35 empresários brasileiros do setor, Cristino contou com o apoio do Embaixador do Brasil em Cingapura, Luís Fernando Serra e com o Ministro do Departamento de Investimentos do Palácio do Itamaraty, Rubens Gama.
Durante o primeiro dia no país, o Ministro cumpriu uma extensa agenda com encontros no Ministério dos Transportes, conheceu o prédio da PSA Internacional, e acompanhou, de perto, a estrutura e a tecnologia de ponta dedicada à movimentação de cargas no Porto de Cingapura. Em seguida, Cristino conheceu o estaleiro da Keppel, que, segundo representantes, produz mais de 100 navios por ano.
Depois a comitiva partiu rumo ao prédio da Autoridade Portuária de Cingapura e finalizou o dia com uma visita ao Jurong Port. Ao longo do dia, Cristino conheceu vários sistemas que identificam, liberam e aceleram a movimentação dos portos da Ásia. Sistemas similares ao VTMIS, Carga Inteligente e Porto Sem Papel, que já estão sendo desenvolvidos e implementados pela SEP, foram apresentados ao Ministro brasileiro na forma da mais alta tecnologia mundial.
No dia (11/10), segundo dia da visita, Leônidas abriu o Seminário Braszil-Singapora: Portos Cooperação e Logística de Integração. Visitou também o Ministro dos Negócios Estrangeiros, o Ministro do Comércio e Indústria e o Ministro para Informação, Comunicação e Artes. A agenda foi encerrada neste dia com uma visita às instalações da Temasek, uma Zona de Apoio Logístico (ZAL).
Acordo: SEP assina acordo destinado à tecnologia da informação e comunicação com Cingapura - ida internacional fornecerá assistência técnica ao Brasil
Brasil e Cingapura fortaleceram a aliança com a assinatura de Acordo de Assistência Técnica entre a Secretaria de Portos (SEP) e a Agência de Desenvolvimento de Informática e Telecomunicações (IDA Internacional). Esta parceria, estruturada após discussões preliminares iniciadas em 2010 entre três entidades: SEP, Internacional Entrerprise Singapore e IDA Internacional, objetiva desenvolver um sistema integrador que servirá de apoio ao setor portuário brasileiro. O interesse brasileiro por Cingapura dá-se a sua posição de destaque entre os maiores portos do mundo e o segundo colocado no Índice de Desempenho Logístico apresentado no ano 2010 pelo Banco Mundial.
Com o acordo, ambas as partes empenharão esforços na concretização de projetos para a melhoria e a otimização das atividades portuárias brasileiras e, assim, aumentar sua competitividade global. Isso inclui o desenvolvimento de um sistema para apoio das atividades da cabotagem dentro do território nacional. A IDA Internacional irá analisar a viabilidade e recomendar políticas e sistemas de informações necessários para a implementação de um processo sem papel para as operações de cabotagem no Brasil.
O Acordo foi assinado pelo Ministro Leônidas Cristino e pelo Presidente da IDA Internacional, Seah Chin Siong, na presença de representantes IE Singapore, durante o Seminário, na manhã do dia 11. Estiveram presentes, além do Embaixador do Brasil em Cingapura, Luis Fernando Serra, O Diretor do Departamento Comercial e Investimentos do Itamaraty, Ministro Rubens Gama, toda a delegação brasileira e mais de 90 empresários do local.
“Este é um marco significativo para o Brasil, temos a maior satisfação em trabalhar conjuntamente e aprender com o povo de Cingapura de forma que possamos aumentar a nossa competitividade através do uso de soluções das tecnologias de informações e comunicações”, disse Cristino.
Seah disse que compartilha desse sentimento. “Estamos felizes em dividir nossa tecnologia na gestão portuária com o Governo Brasileiro. Enxergamos isso como um passo significativo para estabelecer uma relação de parceria de longo prazo com o Brasil”, finalizou.
Fonte: Chefe da Comunicação– SEP/Andrezza Barros
PUBLICIDADE