Receba notícias em seu email

Navalshore

Associação pede ao Cade que BTP fique fora de leilão de “superterminal”

Em ofício encaminhado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no dia 21 de setembro, a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA) pediu uma “medida preventiva” do órgão antitruste para que a Brasil Terminal Portuário (BTP) ou seus acionistas não participem da disputa pelo STS 10 - novo terminal de contêineres que o governo pretende licitar no Porto de Santos (SP) até o fim do próximo ano.

No documento, a associação argumenta que a BTP tem sido beneficiada por Maersk e MSC “em detrimento da livre concorrência”, supostamente prejudicando outros terminais portuários e recintos alfandegados em Santos. A APM Terminals (controlada pela Maersk) e o grupo suíço TIL (controlado pela MSC) são sócios no terminal da BTP.
De acordo com o ofício, instrumentos jurídicos conferem expressamente à BTP preferência na movimentação de contêineres transportados pela Maersk e pela MSC, que estão entre as maiores companhias de navegação do mundo, “independentemente das condições comerciais”.


PUBLICIDADE



“A verticalização dos grupos Maersk e MSC com terminais portuários é - naturalmente - anticompetitiva. [...] Tal verticalização demanda um favorecimento anticompetitivo e automático dos terminais portuários por parte dos seus grupos atuantes no transporte marítimo regular de contêineres, o qual visa financiar a - ineficiente - operacionalização do terminal verticalizado”, afirma o ofício ao Cade.

Segundo o documento, a proibição de que a própria BTP ou seus sócios participem da concorrência pelo STS-10 busca impedir o agravamento do problema.

Fonte: Valor






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira