Receba notícias em seu email

Navalshore

Autoridade do Canal do Panamá prevê novo atraso na inauguração de ampliação

Cidade do Panamá - O administrador da Autoridade do Canal do Panamá (ACP) , Jorge Quijano, disse na última sexta-feira que a aparição de vazamentos no novo sistema de eclusas de embarque atrasará em pelo menos dois meses a inauguração da ampliação da via interoceânica, inicialmente prevista para abril do próximo ano.

"Estamos esperando até o último momento para ter suficiente certeza sobre a nova data da inauguração da via ampliada", declarou Quijano em um encontro com empresários na capital panamenha.


PUBLICIDADE



O responsável pela ACP afirmou que o plano da administração da via por onde passa cerca de 6% do comércio mundial é que tanto a inauguração, como o início das operações, ocorra dentro do segundo trimestre do próximo ano.

Em abril de 2016, quando estava prevista a inauguração do novo sistema de eclusas construído pelo consórcio Grupo Unidos pelo Canal (GUPC), serão iniciados os testes de navegação, inicialmente programadas para janeiro, disse Quijano.

"Nosso plano é começar a fazer os testes, baseado em conversas que tivemos com eles (GUPC), com uma embarcação fretada nas eclusas de embarque do Atlântico no mês de abril. Mudamos para abril devido a esses problemas que tivemos", explicou.

A aparição de fissuras em uma das paredes da nova eclusa de embarque do Pacífico no meio deste ano obrigou o GUPC a fazer um reforço na estrutura, trabalho que deve terminar em janeiro.

"Essas eclusas devem estar funcionando em algum momento de abril. Depois disso, teremos que escolher a data de inauguração e, posteriormente, mas muito próxima dela, a data de início da operação comercial. Nosso plano é nos mantermos dentro do segundo trimestre de 2016", disse Quijano.

A inauguração da ampliação do Canal do Panamá, que teve início em 2007, estava prevista em princípio para outubro de 2014, mas diferentes conflitos, entre eles contratuais, e greves sindicais, atrasaram as obras, orçadas em US$ 5,25 bilhões e estão 95% concluídas.

Fonte:EFE






   Zmax Group    ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira