Receba notícias em seu email

Navalshore

Bahia investe na qualidade da hidrovia

Três comboios fluviais com capacidade de transportar 3,5 mil toneladas de carga cada um trafegam atualmente no Rio São Francisco. Elas são da Icofort, que beneficia caroço de algodão em Juazeiro e operam no único trecho comercialmente navegável.

Com extensão de 610 km, entre Ibotirama e Juazeiro, esse trecho, do total de 1.371 km da hidrovia do São Francisco, "sinaliza para a viabilidade econômica da navegação fluvial no rio," aponta o secretário do Planejamento da Bahia, Zezéu Ribeiro.

Ele destaca a intervenção do Governo do Estado, por meio de um decreto que deu condições para a dragagem de 50,8 mil metros cúbicos de areia em três passagens críticas que dificultavam a navegação dos comboios.

“Esse trabalho garantiu a continuidade da navegação dos comboios, que estava em vias de ser paralisada”. O documento declarava “situação de emergência” em Limoeiro, Meleiro, Torrinha, Amarra Couro, Ilha do Mendonça e Fazenda Carrapicho.

“Nestes trechos, que integram a parte navegável do rio, haviam se formado bancos de areia que inviabilizavam o tráfego aquaviário e ofereciam um risco crescente para a segurança da navegação. Por isso, era imperiosa a execução de serviços emergenciais".

A hidrovia é um modal vantajoso, tanto do ponto de vista econômico quanto do ambiental. Um comboio, ao fazer um carregamento de 3,5 mil toneladas, retira das estradas cerca de 80 carretas com 45 toneladas cada, colaborando para a segurança.

Os bancos de areia que ameaçavam interromper o fluxo de mercadorias regularmente transportadas pela hidrovia se formaram com a estiagem ocorrida entre os meses de agosto e novembro, acentuando o rebaixamento do nível do Rio São Francisco.

O rio é utilizado principalmente para o escoamento da safra de grãos, o que ocorre entre os meses de maio e março do ano seguinte, período durante o qual a navegação não pode ser interrompida, pois provocaria grandes prejuízos para a economia baiana.

A dragagem dos mais de 50 mil metros cúbicos ocorreu entre 22 de setembro e 29 de dezembro do ano passado. Os trechos beneficiados foram a Ilha do Mendonça, Amarra Couro e a Fazenda Carrapicho.

Fonte:Jornal A Região






PUBLICIDADE




   Zmax Group    ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira