No dia 22 de fevereiro, partirá de Porto Velho rumo ao Porto de Santarém o maior comboio fluvial de transporte de grãos do Brasil, composto por 30 barcaças carregando mais de 75 mil toneladas de grãos, o equivalente a 1.500 caminhões. O feito, protagonizado pela Bertolini, foi possível graças ao novo empurrador Bertolini CL, equipado com quatro motores Mitsubishi S12R-MPTA de 1.180 HP cada. Com essa tecnologia, a empresa ampliou seus comboios de 20 para 30 barcaças, aumentando a eficiência e a economia de escala no transporte de grãos.
Segundo Flávio Silveira, diretor Industrial do Grupo Bertolini, o empurrador reforça a liderança da empresa no transporte de cargas na região Norte há 25 anos, permitindo maior capacidade de carga por viagem e redução da dependência do transporte rodoviário. A parceria entre Bertolini e Mitsubishi, iniciada em 2006, viabilizou a adoção dos motores mecânicos a diesel, reconhecidos por sua robustez e manutenção simplificada. Rodrigo Teixeira, líder de negócios marítimos da Mitsubishi Marine, destaca que os motores atendem às exigências de emissões da EPA e da IMO, contando com suporte da Riomar Naval no Brasil.
PUBLICIDADE
O transporte fluvial tem sido essencial para o escoamento da produção do Centro-Oeste, substituindo longas rotas terrestres para os portos de Santos e Paranaguá por um modelo mais eficiente e sustentável. Atualmente, os grãos seguem pelos rios da margem sul do Amazonas até terminais estratégicos, onde são armazenados e transbordados para exportação.
A Mitsubishi Marine, referência global em propulsão marítima, segue expandindo seu portfólio, que inclui motores de 6 a 16 cilindros, com potências de até 2.809 HP. A Bertolini, pioneira no uso dos motores Mitsubishi na região Norte, fortalece essa parceria, consolidando sua posição como líder no transporte fluvial brasileiro.