A Brado, empresa de logística de transporte ferroviário e armazenagem, anunciou que no primeiro semestre de 2025 sua movimentação de defensivos agrícolas foi 50% superior à do mesmo período do ano anterior e superou 1,2 mil contêineres transportados. Segundo a empresa, a alta refletiu o crescimento da safra brasileira deste ano, com previsão de crescimento de 13,9% em relação à safra de 2024. Esse aumento é impulsionado principalmente pelo aumento da produção de soja e milho, duas das principais culturas de Mato Grosso.
Os defensivos são transportados pela Brado nas operações de importação pelo Porto de Santos e, do mercado interno, são trazidos da região de Campinas, em São Paulo, e levados para o estado do Centro-Oeste. Segundo a empresa, foi registrado aumento também na pluma de algodão, 21%, com mais de 7,8 mil contêineres movimentados. Nesse caso, a alta no primeiro semestre foi considerada atípica, já que, em anos recentes, a maior movimentação tinha sido na segunda metade do ano.
PUBLICIDADE
A movimentação de bens de consumo pela empresa teve crescimento de 20% no semestre, com mais de 2,4 mil contêineres transportados do terminal de Sumaré, em Campinas, para o mercado mato-grossense. As principais cargas transportadas foram alimentos industrializados, produtos de higiene e limpeza e embalagens.