Receba notícias em seu email

MSC

Brado obtém certificação Algodão Brasileiro Responsável para terminais retroportuários

Com protocolo da Abrapa/Anea e auditoria da Control Union, certificação garante boas práticas socioambientais e qualidade do produto nos processos de recebimento dos fardos, armazenagem, estufagem do contêiner e embarque

A Brado obteve a certificação pelo programa Algodão Brasileiro Responsável para Terminais Retroportuários de Algodão, ABR-LOG. Trata-se de uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em parceria com a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), e faz parte do escopo do programa Cotton Brazil. Este último visa a promoção da fibra brasileira no mercado internacional, e é fruto da parceria entre Abrapa, Anea e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).


PUBLICIDADE



O ABR-LOG também é um programa de certificação socioambiental, com ênfase na qualidade das operações de estufagem de contêineres. O foco é o elo responsável pelo recebimento dos fardos, armazenagem, estufagem do contêiner, até o embarque. Seu objetivo é contribuir para a melhoria de todo o processo de exportação do algodão, garantindo eficiência e preservando a integridade dos fardos até o destino.

Para Sheila Minski, gerente Executiva de Gente, ESG e Compliance da Brado, a certificação é importante para aumentar a confiabilidade do padrão de qualidade do algodão brasileiro e a percepção do mercado internacional sobre essa qualidade. "Para a Brado, é um reconhecimento do trabalho dedicado à pluma que desenvolvemos nos últimos anos em Mato Grosso e vem em um momento muito significativo em que estamos iniciando nova operação na Ferrovia Norte-Sul, com o algodão da Bahia e de Goiás", diz.

Para obter o ABR-LOG, a Brado passou por uma auditoria da Control Union em seu terminal dedicado ao algodão em Rondonópolis (MT), em outubro de 2023. Foram analisados itens relacionados ao trabalho, como proibição de trabalho infantil e análogo ao escravo, segurança e saúde ocupacional, liberdade de associação sindical, regularidade dos contratos de trabalho.

Em 2022, a empresa ampliou o armazém dedicado à pluma de algodão em Rondonópolis. Foram instaladas duas pontes rolantes para tirar fardos de algodão dos caminhões, reduzindo o tempo de descarga. Neste ano, mais uma ponte foi adicionada ao armazém, que conta com 8,2 mil m². Após serem descarregados com a nova tecnologia, os fardos de algodão são estufados em contêineres e seguem de trem até o Porto de Santos.






   Zmax Group    Antaq    Curso H
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira