O Brasil dispõe, atualmente, de 20.956km de vias interiores economicamente navegadas. A Gerência de Desenvolvimento e Regulação da Superintendência de Navegação Interior da ANTAQ chegou a esse número após um levantamento detalhado sobre o transporte fluvial nacional.
“Esse estudo tem importância devido a proporcionar uma melhor compreensão da dimensão do transporte aquaviário brasileiro, fornecendo subsídios ao planejamento de políticas de transporte, ações fiscalizatórias e de regulação do setor, estas duas últimas a serem utilizadas pela ANTAQ”, afirmou o superintendente de Navegação Interior da Agência, Adalberto Tokarski.
A ANTAQ considera via economicamente navegada aquela em que há algum registro de utilização por Empresa Brasileira de Navegação na prestação dos serviços de transporte longitudinal de cargas e misto (passageiros e cargas) na navegação interior. “O estudo buscou em fontes oficiais dados para a atualização da extensão das vias fluviais economicamente navegadas”, disse o gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior, José Renato Ribas.
Dos 20.956km navegados em 2011, 19.764km foram utilizados para transporte de carga e 6.360km para o transporte misto de passageiros e cargas. Há 1.192km utilizados exclusivamente no transporte misto. Relativamente à malha prevista pelo Plano Nacional de Viação (PNV), que é de 41.994km, os 20.956km navegados na atualidade equivalem a 49,9% da malha.
Saiba mais - A metodologia adotada foi a da análise dos registros de operação de carga do Sistema de Desempenho Portuário – SDP/ANTAQ, do Sistema Mercante/MT, da Eletronorte (operadora das eclusas de Tucuruí), da Administração da Hidroviária do Paraná–AHRANA, do Departamento Hidroviário da Secretaria Estadual de Transportes de São Paulo – DH/SEST/SP e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.
Brasil: vias economicamente navegadas
PARAGUAI - 592km
PARANÁ-TIETÊ - 1.495km
SÃO FRANCISCO - 576km
SOLIMÕES-AMAZONAS - 16.797km
SUL - 514km
TOCANTINS - 982km
TOTAL: 20.956km
PUBLICIDADE