Receba notícias em seu email

Navalshore

Calado do porto de Santos é reduzido

Duraram pouco os benefícios da dragagem do porto de Santos, obra que recebeu uma verba de R$ 200 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No início desta semana, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) reduziu em quase um metro o calado máximo operacional permitido na entrada do porto, o chamado trecho 1 - o que impacta a movimentação em todo o canal. O motivo é o assoreamento.

Com a limitação, o calado máximo dos navios que acessam Santos caiu de 13,2 metros para 12,3 metros. Na maré cheia, é permitido o acréscimo de um metro. Cada centímetro é importante na navegação: para um navio que transporta 70 mil toneladas de grãos, por exemplo, um centímetro pode acomodar 70 toneladas. "Significará um aumento de 10% no valor do frete do navio", diz o presidente do conselho de administração da Logz Logística, Nelson Carlini.

Em carta à Capitania dos Portos de São Paulo, a Codesp disse que iniciará "o mais brevemente possível a dragagem de manutenção do trecho 1". A estatal afirmou que está tomando as providências para eliminar em até 15 dias os pontos críticos de assoreamento no trecho.

Fonte: Valor Econômico/Fernanda Pires | Para o Valor, de Santos






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira