A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou que iniciará, no próximo domingo (21), até o dia 28 de fevereiro de 2026, a dragagem programada no canal de navegação e berços de atracação do Porto de Santos. De acordo com a APS, o serviço é feito costumeiramente nos períodos de maior deposição de sedimentos, no verão por causa das chuvas e no inverno, devido às ressacas.
A APS informou que o objetivo do trabalho é manter em 15 metros a profundidade. O presidente da autoridade portuária, Anderson Pomini, explicou que a dragagem é essencial para manter a competitividade do complexo portuário e as condições ideais de navegação e atracação e que já estão sendo feitas obras de derrocamento, com retirada de rochas do fundo do canal, para a profundidade para 16 metros.
PUBLICIDADE
De acordo com a APS, a dragagem mais recente foi feita em julho, com a retirada de cerca de 400.000 metros cúbicos (m³) de sedimentos, que foram depositados no Polígono de Disposição Oceânica (PDO), a aproximadamente 12 quilômetros da entrada do porto. Segundo a entidade, a área é licenciada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para receber o material.

















