Em dezembro, foram entregues sete Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) compactas em Capuaba, Vila Velha (ES), substituindo a única estação que havia no local. Com o novo sistema, os dejetos são tratados e saem em condições de serem lançados no sistema hídrico.
As estações atendem a todas as áreas do Cais de Capuaba e foram instaladas nos pontos mais baixos do terreno para permitir a coleta por gravidade.
PUBLICIDADE
Segundo o superintendente Geral de Projetos da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Anderson Dias Polido, o sistema de tratamento de esgoto sanitário em Capuaba utiliza filtros especiais (reatores anóxicos), confeccionados em fibra de vidro para o tratamento dos efluentes.
“Com a implantação desses dispositivos o sistema foi totalmente adequado às obrigações legais, conforme resolução dos órgãos ambientais, em relação ao tratamento dos efluentes gerados pelas atividades comerciais e industriais. Além disso, as novas ETEs conferem melhorias na qualidade dos efluentes tratados”, explica Polido.