A Carioca Engenharia finalizou antecipadamente uma etapa da obra de ampliação do Porto do Rio. Com o auxílio de duas perfuratrizes, a equipe que trabalha no projeto terminou no dia 29 de fevereiro o processo de perfuração das 160 estacas, previsto, inicialmente, para acabar em 17 de março.
“Essa antecipação em mais de duas semanas do prazo inicial é fruto de um plano de ação que criamos há dois meses, implementado e acompanhado pela equipe de gestão do planejamento da obra, onde reuniões diárias com ajustes nas programações de serviços e correções de rumo tiveram êxito com produções acima dos índices históricos originalmente planejados”, ressalta o diretor de Engenharia da Carioca, Gustavo Maschietto.
PUBLICIDADE
Após a finalização da obra, o Porto do Rio ganhará quase seis mil metros quadrados de área de cais, expandindo a capacidade operacional no fluxo de navios e a movimentação e estocagem de contêineres.
A obra conta com o suporte do Ramlift, bate-estacas flutuante da Carioca utilizado no processo de fundação de bases em áreas de grande profundidade. O equipamento, de cerca de 45 metros de comprimento, 17 metros de largura e mais de 50 metros de altura da torre, possui energia de cravação de mais de 20 toneladas-metro e é dotado de martelos hidráulicos ou pneumáticos a vapor ou ar comprimido.
Um ganho incorporado pelo Ramlift é o tempo gasto para a fundação da estaca, que passou a ser feito em poucas horas, contando com um sistema de geo-posicionamento por satélites (GNSS) de última geração. Um equipamento convencional necessita de um dia ou mais para concluir uma estaca metálica.