MSC

CDC inaugura atividades pedagógicas do CVT Portuário

A Companhia Docas do Ceará (CDC) inaugura as atividades pedagógicas do seu Centro Vocacional Tecnológico Portuário nesta segunda-feira (25) com a realização do Fórum CVT Portuário – O Ensino Profissionalizante Atracando no Porto de Fortaleza. O evento é direcionado a funcionários da empresa, trabalhadores portuários, órgãos intervenientes e comunidade residente no entorno.

As atividades acontecem na sede do equipamento (Avenida Vicente de Castro, uma quadra depois praça Amigos da Marinha, s/n, Mucuripe), das 8h30min às 17 horas, com aula inaugural sobre O Desafio da educação, ciência e tecnologia, ministrada pelo Deputado Federal Ariosto Holanda, autor da emenda parlamentar individual que garantiu o repasse de R$ 1,8 milhão para construir, mobiliar e equipar o prédio.

A programação do Fórum contará também com a palestra O Banco do Nordeste e o Financiamento para a Educação no Brasil, ministrada pelo Diretor de Gestão do Desenvolvimento do BNB, José Sidrião de Alencar Junior; além dos seguintes painéis de discussão: A importância da educação profissional no contexto do Brasil de hoje, com o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Cláudio Ricardo, moderada  pelo  Presidente do Instituto CENTEC, Odorico Monteiro; A modernização do setor portuário e a relação Porto Cidade, com o Secretário Executivo da Secretaria de Portos da Presidência da República/SEP, Economista Augusto Wagner Padilha, moderada pelo Presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda; e A Cultura e as Cidades, com a Professora Dra. Cláudia Leitão, moderada pelo Coordenador do CVT Portuário, Anibal Junior

PUBLICIDADE

MCI


A programação conta ainda com um momento de consolidação de sugestões direcionadas ao CVT Portuário no exercício de  2011, coletadas durante a realização de dez mini encontros realizados com a comunidade portuária nos meses de setembro e outubro; encerrando com apresentação artística.

 

O CVT Portuário surge com a proposta de  qualificar e requalificar não apenas os trabalhadores do Porto de Fortaleza, mas também seus familiares e a comunidade residente no entorno, que apresenta um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade de Fortaleza. Atuará como o braço da responsabilidade social da CDC, cujo principal desafio será o de renovar a relação Porto-Cidade, disponibilizando seu espaço físico para ações educativas e sócio-culturais diversas de interesse da comunidade, a partir do trabalho das linguagens da literatura, dança, teatro e música.

As aulas no CVT Portuário iniciaram desde o dia 18 de outubro, com nove turmas divididas nos turnos da manhã e da tarde, reunindo aproximadamente 180 alunos. As turmas iniciadas foram de Informática Básica, Eletricista Predial, Qualidade no Atendimento,  Bombeiro Hidráulico, Gestão Empreendedora, Mecânica de Manutenção Básica, Introdução à Internet e Power Point – ministradas por bolsistas do CNPQ e professores fruto do termo de cooperação técnica assinado entre o Instituto CENTEC e a CDC.

Da redação.

 

 



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira