A Companhia Docas do Ceará (CDC) inaugura as atividades pedagógicas do seu Centro Vocacional Tecnológico Portuário nesta segunda-feira (25) com a realização do Fórum CVT Portuário – O Ensino Profissionalizante Atracando no Porto de Fortaleza. O evento é direcionado a funcionários da empresa, trabalhadores portuários, órgãos intervenientes e comunidade residente no entorno.
As atividades acontecem na sede do equipamento (Avenida Vicente de Castro, uma quadra depois praça Amigos da Marinha, s/n, Mucuripe), das 8h30min às 17 horas, com aula inaugural sobre O Desafio da educação, ciência e tecnologia, ministrada pelo Deputado Federal Ariosto Holanda, autor da emenda parlamentar individual que garantiu o repasse de R$ 1,8 milhão para construir, mobiliar e equipar o prédio.
PUBLICIDADE
A programação do Fórum contará também com a palestra O Banco do Nordeste e o Financiamento para a Educação no Brasil, ministrada pelo Diretor de Gestão do Desenvolvimento do BNB, José Sidrião de Alencar Junior; além dos seguintes painéis de discussão: A importância da educação profissional no contexto do Brasil de hoje, com o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Cláudio Ricardo, moderada pelo Presidente do Instituto CENTEC, Odorico Monteiro; A modernização do setor portuário e a relação Porto Cidade, com o Secretário Executivo da Secretaria de Portos da Presidência da República/SEP, Economista Augusto Wagner Padilha, moderada pelo Presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda; e A Cultura e as Cidades, com a Professora Dra. Cláudia Leitão, moderada pelo Coordenador do CVT Portuário, Anibal Junior
A programação conta ainda com um momento de consolidação de sugestões direcionadas ao CVT Portuário no exercício de 2011, coletadas durante a realização de dez mini encontros realizados com a comunidade portuária nos meses de setembro e outubro; encerrando com apresentação artística.
O CVT Portuário surge com a proposta de qualificar e requalificar não apenas os trabalhadores do Porto de Fortaleza, mas também seus familiares e a comunidade residente no entorno, que apresenta um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade de Fortaleza. Atuará como o braço da responsabilidade social da CDC, cujo principal desafio será o de renovar a relação Porto-Cidade, disponibilizando seu espaço físico para ações educativas e sócio-culturais diversas de interesse da comunidade, a partir do trabalho das linguagens da literatura, dança, teatro e música.
As aulas no CVT Portuário iniciaram desde o dia 18 de outubro, com nove turmas divididas nos turnos da manhã e da tarde, reunindo aproximadamente 180 alunos. As turmas iniciadas foram de Informática Básica, Eletricista Predial, Qualidade no Atendimento, Bombeiro Hidráulico, Gestão Empreendedora, Mecânica de Manutenção Básica, Introdução à Internet e Power Point – ministradas por bolsistas do CNPQ e professores fruto do termo de cooperação técnica assinado entre o Instituto CENTEC e a CDC.
Da redação.