O maior investimento privado do setor logístico da região sul, o Clif (Centro Logístico Integrado) entrou em operação na última quarta (7). Localizado em uma área total de 127 mil m² próximo ao Porto Itapoá, o Clif oferece multisserviços para a logística de importação e exportação e possui capacidade estática para 3.300 conteineres/TEUS e 550 tomadas para contêiner reefer. “Pretendemos, junto com a região Norte de Santa Catarina, ser expoente nacional na área de logística”, alegou Carlos Rosa, diretor e sócio do Clif.
Além da amplitude do novo centro logístico da região, o empreendimento de R$ 110 milhões também contará com tecnologia de ponta e inteligência digital para atender aos clientes de acordo com suas especificidades. Um dos diferenciais, por exemplo, será o acesso online às informações sobre as mercadorias e acompanhamento durante 24h por dia. Em breve, também haverá o Redex (Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação), onde as mercadorias serão desembaraçadas pela Receita Federal do Brasil dentro da empresa.
PUBLICIDADE
Neste primeiro momento, o Clif está empregando 37 funcionários no setor operacional, que trabalharão no armazém, pátio, Gates, balanças e monitoramento de contêineres. Eles receberam treinamento de 45 dias para aprimorar conhecimentos teóricos e práticos sobre os sistemas operacionais, processos logísticos e equipamentos utilizados no desenvolvimento das atividades. No total, a empresa conta com cerca de 70 colaboradores e até o final deste ano deve ultrapassar os 100 contratados.
O capital para o empreendimento é 100% brasileiro e partiu de três empresários de Santa Catarina e Rio Grande do Sul: Carlos Rosa, Odorico Fortunato e Peter Kadur.Atualmente os três moram em Joinville e observando o potencial para negócios na área logística na região Norte, decidiram investir no Centro logístico Integrado. “Já atuávamos neste setor, em Campo Bom, no Rio Grande do Sul. Notamos, nos últimos anos, que haveria um incremento na movimentação de cargas por navio, até mesmo em função de que as embarcações estão cada vez maiores. Mas próximo a Itapoá não existia um empreendimento como este que estamos realizando. Havia a necessidade de um centro logístico na área retroportuária. Foi então que decidimos investir”, lembrou Rosa.
O empresário, que também é diretor do Clif, acredita que a região Norte tem muito a ganhar com a operação deste novo centro logístico. “Em Santa Catarina há uma tendência de aumento em importações e exportações de mercadorias e acredito que o Clif deve colaborar para isso”, disse Rosa.
O Porto Itapoá já prevê um aumento de 10% a 15% sobre a movimentação de cargas, que atualmente tem sido de 22 mil movimentos por mês. “O centro logístico será importante para a região, pois há uma gama de operações de importação e exportação que dependem da área externa ao porto. Por isso entendemos que, com o Clif, nossos clientes terão mais facilidades ao alcance e isso nos trará incremento nas movimentações”, destacou Marcus Harwardt, diretor comercial do Porto Itapoá.
Os empresários já tem previsão de expandir o novo centro logístico. “Tudo vai depender da demanda, mas a partir do próximo ano vamos poder aumentar a capacidade do Clif, já que temos espaço para isso”, alegou Rosa. Nos próximos seis anos, o Clif deverá ocupar uma área total de 400mil m² e a inclusão de novos serviços como o armazenamento de carga refrigerada.
ESTRUTURA DO TERMINAL
Área total de 127 mil m²
Armazém de 20 mil m²
Área administrativa de 4 mil m²
Pátio para contêineres e carga solta com 70 mil m²
Capacidade estática de 3.300 contêineres/TEUS
550 tomadas para contêiner Reefer
Gate com 02 balanças rodoviárias
03 Balanças para pesagem de cargas soltas
03 Reach Stackers com capacidade para 45 toneladas
Empilhadeiras e transpaleteiras
Espaço de apoio ao motorista
Serviços em soluções logísticas:
Handling In e Handling Out
Monitoramento de Temperatura
Etiquetagem de mercadorias
Controle de Estoque
Inspeção de mercadoria
Pesagem de contêineres e carga solta
Unitilização e desunitilização de contêineres
Vistoria de canal vermelho
Coleta de amostras
Paletização
Desmanche, separação e remontagem de pallets
Monitoramento de Contêiner Reefer
Transporte rodoviário
Fonte: Notícias do dia / Isabella Mayer de Moura
JOINVILLE