A Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) anunciou, na última quinta-feira (27), ter assinado com a Abu Dhabi Ports Company, do AD Ports Group, Memorando de Entendimento (MoU) para instalação no terminal do Oriente Médio do Brazilian Natural Stone Hub. O objetivo é fazer do porto um centro logístico e promocional para ampliar a presença do Brasil na região e fortalecer a competitividade das empresas brasileiras do setor de rochas naturais.
A criação do hub busca reduzir a distância logística entre o Brasil e os principais polos consumidores do Golfo Árabe. Com ele, o Brasil terá local de armazenagem e estoque para pronta entrega, plataforma permanente de promoção comercial e presença institucional. Segundo a Centrorochas, o Oriente Médio é um dos principais destinos das exportações brasileiras de rochas e, de janeiro e outubro de 2025, comprou 20,7 milhões de dólares, com um crescimento de 146,5% no período.
PUBLICIDADE
De acordo com a associação, os Emirados Árabes Unidos, com 13,5 milhões de dólares e alta de 295,8%, são os maiores compradores da região de rochas brasileiras, seguidos por Israel, com 4,2 milhões de dólares e aumento de 99,7%, e a Arábia Saudita, com 889,7 mil dólares. “O hub surge justamente para acelerar esse movimento, oferecendo maior disponibilidade de produtos, redução de prazos logísticos e presença institucional contínua”, explicou o vice-presidente da Centrorochas, Fábio Cruz.
















