Ecobrasil

Chineses de olho no Porto Sul

Três empresas chinesas manifestaram interesse em participar da concorrência de concessão do porto público do Complexo Logístico Intermodal Porto Sul. As interessadas são as portuárias Rizhao Port e Quingdão Port e a mineradora Xinwen Mining Group Co.

Esta última é sócia do Grupo Votorantim. O objetivo é que os complexos e a companhia formem um grupo para participar do processo licitatório. O secretário Extraordinário da Indústria Naval e Portuária (Seinp), Roberto Benjamin, liderou uma missão à China.

Ele conta que o grupo entrará com a proposta assim que as regras da disputa licitatória forem divulgadas pela Secretaria Especial dos Portos (SEP) e Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

Além do interesse na concessão do Porto Sul, a Xinwen Mining, por meio do Grupo Votorantim, vai utilizar a estrutura do Porto Sul para a exportação de minério de ferro. “Isso significa investimento, geração de emprego e renda"

Outro objetivo da Xinwen é implantar na Bahia uma unidade de pelotização, indústria responsável por transformar minério bruto em concentrado, que dará maior valor agregado para o mineral explorado no Estado.

A previsão é que a pelotizadora entre em operação em três anos. O diretor do Grupo Votorantim, Haroldo Fleischfresser, afirma que os chineses têm muito interesse no porto público de Ilhéus porque vai dinamizar as exportações dos seus produtos.

Fonte: Jornal A Região



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira