Três empresas chinesas manifestaram interesse em participar da concorrência de concessão do porto público do Complexo Logístico Intermodal Porto Sul. As interessadas são as portuárias Rizhao Port e Quingdão Port e a mineradora Xinwen Mining Group Co.
Esta última é sócia do Grupo Votorantim. O objetivo é que os complexos e a companhia formem um grupo para participar do processo licitatório. O secretário Extraordinário da Indústria Naval e Portuária (Seinp), Roberto Benjamin, liderou uma missão à China.
Ele conta que o grupo entrará com a proposta assim que as regras da disputa licitatória forem divulgadas pela Secretaria Especial dos Portos (SEP) e Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
Além do interesse na concessão do Porto Sul, a Xinwen Mining, por meio do Grupo Votorantim, vai utilizar a estrutura do Porto Sul para a exportação de minério de ferro. “Isso significa investimento, geração de emprego e renda"
Outro objetivo da Xinwen é implantar na Bahia uma unidade de pelotização, indústria responsável por transformar minério bruto em concentrado, que dará maior valor agregado para o mineral explorado no Estado.
A previsão é que a pelotizadora entre em operação em três anos. O diretor do Grupo Votorantim, Haroldo Fleischfresser, afirma que os chineses têm muito interesse no porto público de Ilhéus porque vai dinamizar as exportações dos seus produtos.
Fonte: Jornal A Região
PUBLICIDADE