Ecobrasil

Codern mostra que porto vem avançando rumo às melhorias

“O pequeno que resolve”. Foi esse o título que o diretor-presidente da Companhia Docas do RN (Codern), Emerson Fernandes, deu à apresentação que fez no início da tarde de ontem, dentro do seminário “Os Motores dos Desenvolvimento do RN”, a respeito das melhorias da infraestrutura do porto de Natal, que vem recebendo milhões de reais em investimentos e ampliações.
Emerson Fernandes, presidente da Codern, garante que Porto de Natal estará pronto para atender necessidades dos exportadores locais. Ele citou avanços como a mudança de toda pavimentação do porto de Natal, agora adaptada à movimentação das pesadas cargas que passam pelo local, bem como a dragagem já em andamento e que irá permitir, até o próximo ano, que navios maiores possam aportar, pois a profundidade do canal passará de 10m para 12,5m. “E iremos também alargar a bacia de evolução, o que é fundamental para a chegada dos navios de cruzeiro”, enfatizou Emerson Fernandes.

O presidente da Codern destacou que o objetivo é, futuramente, ampliar ainda mais a profundidade que será obtida com a dragagem e enfatizou as obras de ampliação do cais, que ganhará 220 metros a mais, no berço 3, com a remoção da comunidade do Maruim, já em andamento. A medida facilitará a atração de navios que operam as linhas de cabotagem. “Com isso, produtos que hoje são desembarcados em outros portos e vêm através do modal rodoviário para o estado poderiam desembarcar diretamente em Natal, de forma muito mais econômica.”

A obra já está incluída na segunda etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2). “E com isso teremos um terceiro berço com 360 metros de extensão, suficiente para atender à demanda dos navios que são cada vez maiores”, enfatiza. Outra obra já prevista é a instalação de um terminal de passageiros, orçado em R$ 53 milhões, nas proximidades da Capitania dos Portos e que, segundo o presidente da Codern, “não ficará nada a dever aos melhores terminais que conhecemos no Caribe e em Miami”, oferecendo as melhores condiçõ oferecendo condiç milharam pelo local foram devidamente movimentadas.ia do Rio Grande do Norte”a: o sal a granel. es para Natal receber os visitantes.

Uma proposta da Codern que vem sendo defendida junto ao governo federal é a implantação de um complexo portuário na margem esquerda do rio Potengi, na zona Norte de Natal. “Isso vai representar um formidável ganho logístico”, destacou, garantindo que o projeto é técnica, economicamente e ambientalmente viável, pois aproveitaria o espaço hoje ocupado por áreas remanescentes de antigas salinas, em áreas já degradadas. Uma das vantagens do complexo seria a maior proximidade com o futuro aeroporto de São Gonçalo do Amarante. “É (o complexo) a menina dos nossos olhos”, afirmou.

Em relação ao Porto Ilha de Areia Branca, Emerson Fernandes apontou as obras de dragagem que ampliaram a capacidade de recebimento de navios e as próprias melhorias, estas em andamento, para aumentar a capacidade de armazenamento do terminal, que hoje trabalha exclusivamente com uma carga: o sal a granel. Os investimentos realizados e previstos para o local somam R$ 200 milhões, porém a grande expectativa da Codern é a possibilidade de o Porto Ilha ganhar uma nova estrutura, para movimentação de outras cargas graneleiras. “Meu grande sonho”, admitiu.

Para o engenheiro civil, há ainda muito trabalho a ser feito, mas as melhorias já são notáveis: “Ainda temos muito a navegar, porém estamos rumando no vento oportuno, que nos levará ao bom porto”, citou Emerson Fernandes, complementando: “O Porto de Natal está se ampliando e se habilitando a atender à demanda crescente da economia do Rio Grande do Norte.” O presidente da Codern revelou ainda outras vantagens da estrutura portuária da capital potiguar, dentre as quais a tranquilidade das águas do rio Potengi e a agilidade nos embarques, lembrando que todas as cargas que passam pelo local são devidamente movimentadas, sem o registro de problemas.

Fonte: tribuna do Norte (RN) Natal/Wagner Lopes

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira