O conselho de administração da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) aprovou o nome de Renato Ferreira Barco para presidente da estatal, que administra o porto de Santos (SP), o maior do país. Barco já atuava como presidente em exercício, após saída do executivo José Roberto Serra, em junho deste ano.
Barco está na Codesp desde 2008, quando foi chamado para liderar a então nova diretoria de planejamento estratégico e controle da empresa, subordinada à Secretaria de Portos (SEP). Na função, teve como principais atividades acompanhar o plano de expansão e de acessibilidade ao porto e implantar a nova estrutura organizacional para efetivar o papel da Codesp como autoridade portuária.
Atuando há quase 40 anos no sistema portuário santista, Barco passou pela iniciativa privada e pública. É formado em engenharia mecânica pela Faculdade de Engenharia de Mogi das Cruzes (UMC).
Sua última passagem antes de assumir a diretoria da Codesp foi na empresa Marimex, onde atuou desde 2000 como superintendente operacional do terminal retroportuário alfandegado.
Antes, trabalhou na Santos Brasil como assessor da presidência, tendo como principais atividades a gestão do contrato de arrendamento do terminal de contêineres (Tecon) arrendado pela empresa.
Entre os destaques da carreira, foi um dos executivos responsáveis por organizar e implantar o funcionamento do primeiro terminal especializado para contêineres da América Latina, o Tecon, inaugurado em 1981 e posteriormente arrendado pela Santos Brasil, em 1997.
Fonte: Valor / Fernanda Pires
PUBLICIDADE