MSC

Comandante de Operações Navais realiza abertura do II Seminário sobre a Hidrovia do Rio Paraguai

Durante visita a Corumbá, por ocasião da IAM realizada do dia 04 a 08OUT, o Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Luiz Umberto de Mendonça, participou da abertura do II Seminário sobre Infraestrutura para a Hidrovia do Rio Paraguai, com o tema: “Perspectivas e desafios para a reativação do Porto de Cargas de Ladário e sua importância estratégica para o desenvolvimento regional”, realizado no dia 07 de outubro, no Hotel de Trânsito do Comando do 6º Distrito Naval.

O evento foi promovido pelo Ministério dos Transportes e teve como finalidade contribuir com propostas para o desenvolvimento regional, por meio da utilização da Hidrovia do Rio Paraguai, abordando a identificação dos principais fluxos de carga; os ganhos econômicos com a utilização da hidrovia; e o desenvolvimento regional e a hidrovia em cenários futuros.

No Seminário, foram discutidos a Estratégia de Gestão para Terminais de Cargas e Corredores Hidroviários; Infraestrutura Aquaviária; Alfandegamento Portuário; Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental; entre outros temas.
Em suas palavras, o Almirante-de-Esquadra Mendonça considerou a relevância da melhoria das condições da Hidrovia do Rio Paraguai, que provocará reflexos diretos para o desenvolvimento dos países que utilizam essa via de transporte. ”A Hidrovia do Rio Paraguai representa um caminho fértil para  a integração do continente Sul-Americano, na construção de um espaço comum de prosperidade”, declarou o Almirante. Também enfatizou a contribuição da Marinha do Brasil, que executa fiscalização do tráfego aquaviário; inspeção naval; manutenção do balizamento dos rios; produção de cartas náuticas; emissão do aviso aos navegantes; e formação do pessoal aquaviário.
Os participantes do Seminário realizaram visita técnica embarcada à Hidrovia do Rio Paraguai e aos acessos Rodo-Ferroviários ao Porto.


Estiveram presentes ao evento o Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Domingos Savio Almeida Nogueira; o Capitão dos Portos do Pantanal, Capitão-de-Fragata Robério da Silva Cavalcante; e o Encarregado do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste Capitão-de-Fragata Marcelo Appolinário Cerqueira. Compareceram também representantes do Ministério do Transporte e da Agricultura; Receita Federal; América Latina Logística (ALL); Prefeituras de Corumbá e Ladário; Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); Administração da Hidrovia do Paraguai (AHIPAR); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Granel Química.

Fonte: Portal Pantanal News



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira