Comando do 5º Distrito Naval muda amanhã

Em cerimônia a ser realizada na próxima terça-feira, 11, às 10h30min, acontecerá a troca de comando do 5º Distrito Naval, com sede em Rio Grande. Depois de dois anos e cinco meses representando a Marinha do Brasil no comando do 5º DN, o vice-almirante Arthur Pires Ramos deixará o cargo, que será assumido pelo vice-almirante Sérgio Roberto Fernandes dos Santos. A cerimônia de transmissão de cargo será realizada na sede do Comando do 5º DN.
O vice-almirante Fernandes, como é chamado na Marinha, atuava na Diretoria de Obras Civis da instituição, no Rio de Janeiro. Antes, comandou o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira e o navio de Desembarque-Doca Rio de Janeiro e foi vice-diretor da Escola de Guerra Naval.
Conforme a instituição, durante o período em que comandou o 5º DN, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o vice almirante Pires Ramos teve atuação significativa representando a Marinha do Brasil e apoiando a comunidade da região Sul do País. Na ajuda humanitária prestada às vítimas da enchente em Santa Catarina, em novembro de 2008, por exemplo, promoveu campanhas de arrecadação de alimentos e vestuários e transporte até os locais de difícil acesso.
No mesmo ano, o Salvamar-Sul, Serviço de Salvamento e Resgate da Marinha no Sul do País, que faz parte do 5º DN, foi o que prestou maior número de atendimentos entre todos os Distritos Navais. Em função disso, o navio Rebocador de Alto-Mar Tritão ganhou o título de “Navio de Socorro do Ano”. Esse prêmio é concedido anualmente pelo Comandante de Operações Navais ao navio que totalizar o maior número de pontos entre os navios de socorro e salvamento da Marinha brasileira.
Em novembro de 2009, o vice-almirane Pires Ramos comandou a Força Combinada Rio Grande, durante a realização da Operação “Laçador”, a maior operação combinada da Região Sul, coordenada pelo Ministério da Defesa, e que envolveu cerca de 10 mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica. No próximo dia 13, ele assumirá o cargo de diretor do Pessoal Militar da Marinha, no Rio de Janeiro

(Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS)

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira