Companhia Docas da Paraíba, que administra o Porto de Cabedelo e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) formalizaram na tarde da última quinta-feira (30), o apoio oficial do Ministério para promover produtos paraibanos no exterior e apoiar o intercâmbio comercial entre o terminal paraibano e outros terminais portuários de grande movimentação. A reunião de formalização aconteceu em Brasília e teve a participação do ministro, Miguel Jorge. A Docas/PB foi representada pelo seu diretor comercial, Francisco Paquet.
De acordo com os encaminhamentos, representantes do MDIC irão marcar visitas técnicas de intercâmbio para equipe da Companhia Docas da Paraíba conhecer o sistema organizacional do Porto de Shangai na China. “Com isso, vamos adquirir conhecimento sobre novos equipamentos, novas tecnologias de logística e criar um intercâmbio comercial, captando investimentos para infraestrutura do Porto de Cabedelo”, comemora Francisco Paquet, que será o representante do Porto durante a viagem da Missão Paraíba-China, que acontece entre os dias 12 e 29 de outubro.
Segundo Paquet, outro ponto importante da reunião foi a oficialização da divulgação de produtos paraibanos através da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). A entidade irá realizar rodadas de negócio entre potenciais compradores chineses de produtos da Paraíba. “A Apex possui estudos estatísticos sobre consumo na China e tem como mapear oportunidades para empresas brasileiras na Ásia, no entanto, o mais importante é o agendamento entre compradores e vendedores internacionais”, afirma Wilbur Jácome, diretor de marketing e vendas da Luma Trading Importação e Exportação, companhia que irá apresentar os produtos paraibanos na China.
Para Wagner Breckenfeld, diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, esse apoio do MDIC e da Apex são fundamentais e abrem uma oportunidade ímpar para a retomada do comercio exterior paraibano. “O Porto de Cabedelo vive um novo tempo e tem atuado como catalizador de negócios e indutor de desenvolvimento da Paraíba e essa Missão tem tudo para alavancar ainda mais o potencial do terminal paraibano e, consequentemente, ampliar os destinos das exportações paraibanas e diminuir a dependência do Estado em relação a mercados considerados tradicionais”, finaliza Wagner.
Missão Paraíba-China
O cronograma da Missão prevê a viagem de empresários paraibanos à China, onde permanecerão durante 17 dias realizando diversas atividades voltadas ao conhecimento do mercado local e à divulgação de mercadorias brasileiras. Na oportunidade, os visitantes passarão pelas cidades de Guangzhou, Shanghai e Beijing, onde participarão de feiras multisetoriais, inclusive a Canton Fair, uma das maiores do mundo, além de diversas rodadas de negócios.
Fonte: ClickPB/Assessoria
PUBLICIDADE