Tão logo termine a dragagem de manutenção do Canal de Piaçaguera para 12,5 metros, a Vale Fertilizantes começará a trabalhar no projeto de aprofundamento da via, para 15 metros. O objetivo é equiparar a capacidade com o canal de navegação do porto de Santos, que dá acesso ao Canal de Piaçaguera, onde ficam os terminais privativos da Vale Fertilizantes e da Usiminas.
Com 15 metros de calado, os terminais podem receber navios de maior capacidade, o que gera mais economia de escala. "Vamos buscar os 15 metros de profundidade. Primeiro precisamos terminar a manutenção, que já chegou a 50%", diz Ricardo Buteri, gerente executivo do terminal da Vale Fertilizantes. Atualmente, só há autorização do órgão ambiental para a obra de manutenção. Não há previsão de quando a obra irá terminar, mas a primeira metade da dragagem de manutenção levou quatro anos.
A obra é bancada pela controlada de fertilizantes da Vale e pela Usiminas porque são as únicas que usam o Canal de Piaçaguera. O canal tem extensão de aproximadamente 7 km e está fora da área do porto organizado, assim denominada a região sob administração da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
O TUF fica na área continental de Santos, precisamente na Ilha do Cardoso, que tem 1,75 milhão de metros quadrados. O EIA/Rima da expansão do terminal foi protocolado na Cetesb, o órgão de licenciamento ambiental do Estado de São Paulo, em setembro de 2011. A expectativa é que a licença prévia seja emitida em abril deste ano e a de instalação, em setembro. O empreendimento será feito em fases: a primeira deverá estar concluída em julho de 2014 e contará com um dos novos berços. O restante será entregue até o fim de 2015.
Em nota, a siderúrgica mineira informou que "o terminal marítimo privativo da Usiminas opera com calado de 12 metros de profundidade, que é o projetado para o canal. No momento, a Usiminas não tem projetos para exceder esse limite."
Fonte: Valor
PUBLICIDADE