Os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), relator do processo do leilão do túnel Santos-Guarujá, visitaram nesta quinta-feira (21 de agosto) o Porto de Santos e acompanharam a assinatura, pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, Costa Filho, de parcerias para a construção de dois novos berços públicos de granéis líquidos. O investimento é estimado em cerca de R$ 400 milhões, para ampliação esperada da capacidade em três milhões de toneladas por ano.
Na ocasião, Costa Filho destacou a importância para a região da construção do túnel que vai ligar o terminal santista à vizinha cidade do Guarujá, cujo leilão de outorga está previsto para ser realizado em setembro. “É uma obra esperada há mais de cem anos e que agora será implantada e beneficiará toda a região”, isso o ministro.
PUBLICIDADE
A visita marcou ainda o início da sondagem para derrocamento no estuário e aprofundamento do canal de navegação para 16 metros. Quando concluída, a obra, que representa investimento de R$ 17 milhões, permitirá ao Porto de Santos receber navios maiores e ampliar o período de entrada de embarcações sem depender da maré alta.