Em iniciativa pioneira em um porto brasileiro, foi concluído nesta última sexta (13), um curso sobre "Draft Survey", iniciado no dia 9, no Porto do Rio Grande. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada às 16h no Centro de Convivência do Porto Novo. “Draft Survey” ou “Arqueação” em navios significa vistoria de calados, cálculo na quantidade de carga de um navio ou método preciso para aferição quantitativa de cargas. O objetivo do curso é garantir a precisão na quantificação de cargas transportadas e, consequentemente, diminuir prejuízos na movimentação.
O curso teve o apoio da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), Alfândega da Receita Federal do Brasil, Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Controladoras de Inspeção e Análise de Carga, Descarga e Afins de Rio Grande e São José do Norte, Sindicato dos Terminais do Rio Grande, Comissão Municipal de Emprego e Renda e Secretaria Especial de Portos. O treinamento foi direcionado e contou com a presença de 31 técnicos de vários lugares do Brasil, incluindo da Suprg, Receita Federal do Brasil, Associação das Empresas Supervisoras de Qualidade, Sintecon, Sintermar e oficiais da Marinha Mercante.
O diretor administrativo e financeiro da Suprg e presidente do Sintecon, Daniel Pereira, falou sobre o ineditismo do curso e disse que a iniciativa vem ao encontro dos interesses da categoria dos controladores de carga, já que a função é bastante almejada entre os trabalhadores do segmento.
As aulas foram ministradas por Luiz Fernando Martins, formado em Administração de Empresas com ênfase em Logística, com MBA em Gestão Empresarial. Martins é Ports Manager na Empresa Cotecna, especializada em Gestão de Qualidade de Mercado.
PUBLICIDADE