O novo descarregador contínuo de carvão mineral do Porto do Pecém, que irá retirar o minério das embarcações e colocá-lo na esteira transportadora, terá seu terceiro e último teste em 10 de novembro de 2011, segundo o engenheiro da Secretaria Estuda de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra) e responsável pela instalação do equipamento, Roberto Araripe.
Ele também afirmou que o contrato para a instalação do descarregador foi realizado no prazo e não teve nenhum valor adicional aos cerca de R$ 23 milhões orçados inicialmente.
"Agora, serão dois (descarregadores), mas o outro, que já está lá - aquele amarelo -, é um backup. Ele não é para fazer as operações regulares. Se tiver um problema, é que o usaremos. Inclusive, é de outra tecnologia, de concha. O novo é de rosca transportadora", detalhou o engenheiro. Para que o procedimento de avaliação dos sistemas do equipamento seja efetivado, a Seinfra espera uma carga da Porto do Pecém Geradora de Energia (PPGE) de 77 mil toneladas de carvão mineral, que será encaminhado às termelétricas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) através da correia transportadora, a qual, encontra-se pronta para uso.
Capacidade
"Combinado com a correia transportadora", a capacidade nominal medida para o descarregador foi medida em 2.400 toneladas /hora.
"O rendimento efetivo de uma máquina desta nas condições do porto tem outras variáveis e é entre 70 e 80% do nominal, então, a gente avalia que ele deve operar na faixa de 1.600 a 1.700 tonelada/hora como resultado final da operação", estimou.
92% do contrato
Ao todo, o contrato fechado com a empresa Cargotec - responsável pela instalação do descarregador - está com 92% do processo já concluído, o que permitirá ainda a descarga de mais três navios, de acordo com Araripe. "Se tiverem mais estes três navios, o ônus lá da operação será nosso, dentro do contrato", informou Araripe.
Testes
No terminal desde maio de 2010, o novo equipamento foi montado no píer 1 do Porto do Pecém e teve seus últimos testes ocorridos na semana passada, nos dias 19 e 20, quando foi realizado o chamado "teste em vazio", ou seja, sem a utilização do minério.
Araripe disse que foi ensaiada a "sequência de movimentos para definir e calibrar o equipamento". Ele ainda afirmou sobre o funcionamento individual e por grupos de sistemas do descarregador, os quais foram realizados "antecipando um pouco o que estava previsto na EAP (Estrutura Analítica de Projeto)" formulada.
A primeira das três etapas que conferem o funcionamento de todo o sistema do equipamento iniciou-se dia 13 deste mês e teve seu desempenho avaliado como satisfatório, de acordo com o engenheiro, assim como a segunda, o que qualificou o equipamento para o terceiro e último teste. (AOL)
Orçamento
23 mi de reais foi o investimento para a instalação do descarregador de carvão no Pecém. Seinfra espera carga de 77 mil toneladas
Fonte: Diário do Nordeste (CE)
PUBLICIDADE