Receba notícias em seu email

Navalshore

Desmontagem de torre de 135 metros será concluída em setembro

O Consórcio formado pelas empresas Prysmian Energia, Cabos e Sistemas do Brasil S/A e Lig Global Service Ltda prevê para o período de 10 a 14 de setembro a conclusão da desmontagem da torre metálica de 135 metros de altura localizada no estuário da Lagoa dos Patos, na lateral do canal de acesso ao porto, em frente ao Tecon. A desmontagem da torre, que integrava a estrutura da antiga linha aérea de transmissão de energia elétrica do Rio Grande para São José do Norte, foi iniciada em 23 de julho e até agora apenas pouco mais de um terço do serviço foi realizado.

Conforme o coordenador de Obras do consórcio, Wagner Granata, o serviço está evoluindo, mas não no ritmo esperado devido às condições climáticas adversas. Visando a atender o cronograma, a mão de obra será reforçada nesta semana. Até sexta-feira havia 10 pessoas envolvidas na desmontagem. Nesta semana, deverá ter o dobro. O trabalho é feito removendo as peças uma a uma. À medida em que vão sendo removidas, as peças da estrutura são depositadas em uma balsa que fica posicionada ao lado da torre. Depois, são transferidas para uma embarcação e levadas para o canteiro de obras do consórcio, localizado ao lado do Tecon. Após a conclusão da desmontagem, elas serão levadas para o depósito da CEEE, em Porto Alegre.

As outras duas torres metálicas que faziam parte da estrutura da antiga linha aérea, instaladas em terra, uma do lado do Rio Grande e outra do lado de São José do Norte, de 35 metros de altura cada, foram desmontadas em junho. Ao todo, quatro torres davam suporte aos cabos aéreos, mas uma, também de 135 metros de altura, é de concreto e não será desmanchada.

A linha aérea de transmissão de energia elétrica do Rio Grande para São José do Norte, que atravessava o canal de acesso ao porto rio-grandino, foi desativada e removida. Ela foi substituída por uma linha subaquática, que está abastecendo São José do Norte desde o final de fevereiro de 2011. A implantação da linha subaquática foi iniciada na metade de 2010 e está concluída. Falta apenas o consórcio fazer os testes elétricos definitivos para confirmar que a linha subaquática não apresenta nenhum problema. A realização desses testes está agendada para 16 de setembro, após a desmontagem da torre metálica de 135 metros.

Fonte: Jornal Agora (RS) / Carmem Ziebell






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira