MSC

Dragagem de aprofundamento já abrange área externa

A dragagem de aprofundamento e manutenção do canal de acesso ao porto do Rio Grande já apresenta avanços. De acordo com a assessoria da Odebrecht Serviços de Engenharia S.A, que junto com Jan de Nul do Brasil Dragagem Ltda. integra o Consórcio Osec – JDN, contratado pela Secretaria Especial de Portos (SEP) para realizar o serviço, a draga Juan Sebastian de Elcano já dragou 8.130.000 metros cúbicos de sedimentos do canal. Esta quantidade, segundo a empresa, correspondente a mais de 40% do total contratado.
O serviço está sendo realizado pela draga Juan Sebastian de Elcano, que tem capacidade de cisterna para 16.500 metros cúbicos. A embarcação trabalha durante 24 horas e sete dias por semana. Para esta operação, são mobilizados 64 tripulantes, dos quais 34 são estrangeiros (belgas, croatas e holandeses) e 30 brasileiros. São embarcados 32 a cada 21 dias. Desde 22 de janeiro, a dragagem está ocorrendo fora dos Molhes da Barra.
Na próxima quinta-feira, técnicos da SEP devem vir a Rio Grande para avaliar o resultado da batimetria realizada na parte interna do canal e verificar se o trabalho nesta área está concluído. A dragagem de aprofundamento deve ser concluída no final de abril deste ano. Depois terá início a fase de manutenção, com dragagens periódicas dependendo da demanda para manutenção do calado de 16 metros na parte interna e de 18 metros na externa.
A Juan Sebastian de Elcano chegou em Rio Grande em 17 de agosto de 2009, para dar início a este trabalho. A obra faz parte do Plano Nacional de Dragagem e é realizada com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal. O valor total do empreendimento é R$ 196 milhões.(Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS/Carmem Ziebell)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira