Navalshore 2024

Dragagem de manutenção será concluída no fim de semana

A draga Copacabana, da Bandeirantes Dragagem e Construção Ltda, está concluindo o serviço de dragagem de manutenção no canal de acesso e bacia de evolução do Porto Novo do Rio Grande. Conforme Roberto Laurino, representante da Bandeirantes em Rio Grande, o trabalho está praticamente terminado e até domingo será finalizado. Na segunda-feira, a empresa fará um coquetel para comemorar a conclusão do serviço.
A tarefa da Copacabana, estabelecida no contrato com a Superintendência do Porto do Rio Grande, foi retirar 1 milhão de metros cúbicos de sedimentos deste trecho, restabelecendo o calado de 31 pés (10 metros) no canal e na bacia de evolução. A dragagem também abrangeu a área do terminal da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) que, depois de reativado, aguardava o restabelecimento do calado de 31 pés para operar navios.
O desassoreamento foi iniciado pela Copacabana em 11 de agosto de 2009, mas a execução do serviço sofreu várias interrupções devido a problemas mecânicos apresentados pela embarcação. No final de outubro, ela parou para conserto e ficou três meses no estaleiro, no Rio de Janeiro. "Depois que retornou, o trabalho ocorreu bem e de forma rápida", observou Laurino. O contrato da empresa com a SUPRG é para manutenção continuada do canal de acesso ao porto rio-grandino como um todo, por um período de cinco anos.
Nesta primeira etapa, o desassoreamento abrange apenas o Porto Novo porque a draga Juan Sebastián de Elcano realizou recentemente o aprofundamento do canal de acesso ao porto na área entre o Píer Petroleiro e a ponta dos Molhes da Barra. Na próxima semana, a Copacabana deverá ir para Macaé ou Santos, onde a empresa tem obras contratadas. No entanto, sempre que for necessário, ela retornará a Rio Grande para fazer a dragagem de manutenção.
O custo total é de R$ 76,7 milhões, prevendo a retirada de 8,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos do canal de acesso ao porto.

(Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS)/Carmem Ziebell

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira