Navalshore 2024

Dragagem no Porto de Santos avança e estabelece profundidade inédita

O canal de navegação do Porto de Santos já apresenta profundidade de 14,3 metros em cerca de 65% de toda a sua extensão. Da entrada do porto até a Torre Grande, foram quase 16 quilômetros dragados, com a retirada de 5 milhões de metros cúbicos de material. A expectativa é concluir o serviço até 31 de março de 2011, ampliando para 15 metros a profundidade em todo o canal de navegação, com a dragagem de 13,8 milhões de metros cúbicos.

Com o término dos trabalhos, Santos poderá operar navios pós-panamax em toda sua capacidade, além de permitir a navegação em mão dupla em razão na nova calha, de 220 metros de largura.

Diversos corpos metálicos enterrados no leito do canal foram detectados somente agora, com seu aprofundamento para 15 metros. “Apesar de ser uma situação prevista, a exata localização deste material só foi possível após o início dos trabalhos – o que demandou um prazo maior para concluir a dragagem, em função dos serviços de mergulho necessários à remoção destes obstáculos”, explica o diretor de Infraestrutura e Execução de Obras, Paulino Vicente. Com este objetivo, a CODESP programou interdições do tráfego no canal nos períodos dedicados à retirada desses objetos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Codesp



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira