Contrato firmado com APS, de aproximadamente R$ 17 milhões, tem prazo de execução é de 18 meses. Segundo autoridade portuária, obra já conta com licenciamento ambiental
A Autoridade Portuária de Santos (APS) contratou a DTA Engenharia para a realização do derrocamento do canal do Porto de Santos, que permitirá aumentar a profundidade para 16 metros. A empresa também realizará os projetos básico e executivo da obra. O contrato, no valor de aproximadamente R$ 17 milhões, foi firmado na última segunda-feira (11) e publicado no Diário Oficial de quarta-feira (13). O prazo de execução é de 18 meses. A APS informou que a execução da obra já conta com licenciamento ambiental.
PUBLICIDADE
O estudo recebido pela APS apontou 31 pontos existentes na infraestrutura aquaviária do Porto de Santos (canal de navegação, áreas de acesso e berços de atracação) em que há rochas que impedem o aprofundamento. De acordo com a autoridade portuária, o volume de rochas a serem retiradas é estimado em 10 mil metros cúbicos.
O presidente da APS, Anderson Pomini, afirmou que o derrocamento abre caminho para que o Porto de Santos tenha, numa segunda etapa, 17 metros de profundidade: “Essa obra é mais um avanço para o Porto de Santos. Na sequência, poderemos aumentar a profundidade para 17 metros, o que nos trará a tranquilidade definitiva para recebermos, a qualquer hora do dia ou da noite, os maiores navios do mundo”, manifestou em nota.