O Ministro dos Transportes, Cesar Borges, e o diretor-geral da Antaq, Pedro Brito, participaram da solenidade de abertura da InfraPortos South America. A InfraPortos South America – Feira e Conferência Internacional sobre Tecnologia e Equipamentos para Portos e Terminais teve início ontem (22) e segue até amanhã (24) de outubro, no Mendes Convention Center, na cidade de Santos (SP).
Essa primeira edição da InfraPortos South America – Feira e Conferência Internacional sobre Tecnologia e Equipamentos para Portos e Terminais acontece em meio a uma série de mudanças no setor. O novo ministro-chefe da Secretaria de Portos, Antônio Henrique da Silveira, acaba de assumir o cargo e tenta minimizar críticas relacionadas as licitações. Ele citou durante a posse que os portos têm uma legislação nova e que o Governo está disposto a corrigir o que for necessário no setor.
PUBLICIDADE
A InfraPortos South America reúne 60 empresas expositoras que apresentam em primeira mão o que há de mais atual em termos de equipamentos, serviços e tecnologias para atender à crescente demanda por soluções portuárias mais eficientes e em prática pelo mundo. “O evento é estratégico para toda a cadeia de produtos e serviços da indústria portuária por oferecer oportunidades para que empresas gerem negócios com um público altamente qualificado”, afirma o gerente da feira, Ricardo Barbosa.
Entre os temas que serão debatidos em paralelo à feira, destaque para o seminário Nova Lei, Portos Secos e Concessões. Entre os palestrantes está o gerente de competividade industrial e investimentos da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Riley Rodrigues de Oliveira, que abordará os aspectos de benefícios e riscos trazidos pelas mudanças nas regras de movimentação de cargas, prorrogação dos contratos, o fim do perfil participativo da gestão portuária, além das relações trabalhistas nos portos organizados e aspectos nas regulamentações divulgadas pelo governo.
“Estes temas precisam ser amplamente discutidos para que possamos buscar mecanismos de ajustar pontos fracos na nova legislação que apontam no sentido contrário ao objetivo de aumentar a competividade e a InfraPortos South America é o maior fórum do gênero no Brasil, sendo um forte gerador de debates, análises e se constituindo de um importante formador de opinião e influenciador dos tomadores de decisão”, afirma.
Evento exclusivamente dedicado à infraestrutura portuária e de terminais dedicados a desenvolver soluções em equipamentos e serviços para a atividade portuária em geral. Em paralelo à feira acontece duas conferências para os profissionais do setor que abordarão temáticas relacionadas à infraestrutura, construção e investimentos, meio ambiente e legislação, eficiência portuária, a nova lei, Portos Secos, as novas concessões, segurança e automação. A InfraPortos South America conta com o apoio da ABTRA, ABTTC, ABTP, SINDIPESA e ABIMAQ.
Da Redação