Para atender a produção atual, infraestrutura é suficiente, mas para o futuro, especialista defende mais investimentos
“Jaú pode contribuir com o crescimento do Estado de São Paulo. Isso porque temos uma região que tem os quatro modais [rodovia, ferrovia, aeroporto e hidrovia], com uma estrutura razoável. Claro que precisamos melhorar algumas coisas, mas temos tudo para decolar. Essa região é importante, porque a localização é muito especial”. A afirmação é do professor Osvaldo Contador Júnior (Buga), coordenador do Curso de Logística da Fatec (Faculade de Tecnologia) Jaú.
Para ele, levando-se em conta a produção do município — calçados, açúcar e etanol — a atual infraestrutura de escoamento é satisfatória, mas, dentro de um contexto macro, são necessários investimentos. “Temos uma estrutura logística iniciada, mas que precisa sim de investimentos. O aeroporto de Bauru temque se transformar em um aeroporto de cargas; precisa melhorar a hidrovia, viabilizar o transporte fluvial. E a ferrovia está sucateada e necessita de recuperação. O único modal que não precisa se investir são as rodovias, apenas de manutenção”.
CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
O professor defende que a região de Jaú pode se tornar um novo centro de distribuição, a exemplo do que ocorre na região de Campinas. “Hoje, tem um cinturão muito forte, que está instalado na região que compreende as cidades de Jundiaí, Vinhedo e Campinas, onde estão instalados os maiores operadores logísticos do Brasil. Então essa região é muito importante porque abastece a grande São Paulo e o interior. Podemos fazer um centro de distribuição voltado para o interior”, prevê.
O principal gargalo da região Centro-Oeste do Estado de São Paulo, na avaliação do professor, é a ferrovia. AALL (América Latina Logística), operadora da malha ferroviária que corta Jaú, informou por meio de sua assessoria de imprensa que serão realizadas melhorias nos próximos cinco anos no trecho, mas não revelou valores, bem como as intervenções que serão feitas.
Investimento aéreo
Um dos modais que necessita de investimentos na região Centro-Oeste do estado é o aéreo. A secretaria de Transportes do Estado de São Paulo informou que irá realizar intervenções no Aeroporto Moussa Nakhl Tobias (Bauru/Arealva), como, por exemplo: melhorias na sinalização vertical; adequação do terminal de passageiros; remoção de borracha da pista e sinalização diurna
Fonte: Agência BOM DIA/Cristiane Hortencia
PUBLICIDADE