Em meio a um aumento crescente de casos de Covid-19, a China está se preparando para reabrir seus portos para viajantes estrangeiros – incluindo marítimos – sem qualquer período de quarentena ou teste na chegada. A nova política entrará em vigor em 8 de janeiro.
"A China ajustará a política somente de carga nos portos de entrada e retomará gradualmente a entrada e saída de passageiros por terra e água e proporcionará maior conveniência para a mudança de tripulação chinesa e estrangeira na China", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, na terça-feira (27). “Aqueles sem problemas para relatar em sua declaração de saúde que receberam inspeção alfandegária regular e liberação de quarentena podem entrar na China sem estarem sujeitos à quarentena.”
PUBLICIDADE
Por mais de um ano, os portos da China operaram em um modelo de "circuito fechado", isolados do resto do país pelas restrições da Covid-19. Isso está mudando rapidamente, junto com o restante da abordagem do país. Após uma onda de protestos públicos em novembro, Pequim afrouxou silenciosamente suas rígidas políticas de quarentena e saúde pública, e todas as indicações sugerem que a doença agora está varrendo rapidamente o país.
O governo mantém oficialmente que a taxa de casos é baixa e sua taxa de fatalidade Covid publicada está na casa de um dígito por dia para uma nação de 1,4 bilhão. No entanto, mídias e relatórios independentes sugerem que hospitais e necrotérios estão tendo dificuldade em acompanhar o ritmo de aceleração da doença.
O impacto nos portos marítimos ainda não foi avaliado, mas as primeiras indicações sugerem que as taxas de infecção estão afetando todas as etapas da cadeia de abastecimento.