Um documento preliminar contendo as principais dificuldades e as potencialidades de futuro em torno da área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), definido pelo Conselho Gestor do CIPP, foi apresentado, na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), a representantes da classe empresarial. Dentre outros pontos, empresários enfatizaram a necessidade de resolver os problemas ambientais, já que o Complexo ainda não tem o licenciamento do Ibama, além dos problemas sociais como ocupação irregular, favelização de áreas urbanas, consumo de drogas e prostituição infantil.
O grande objetivo da reunião, segundo o titular da Seplag, Eduardo Diogo, era listar todos as dificuldades para o governador Cid Gomes definir qual deve ser o foco prioritário da atuação do governo. “A gente está definindo um grande foco geral. A prioridade quem vai dizer é o governador e ele quer ter isso tomar essas decisões ouvindo o maior número de pessoas possíveis, por isso que ele fez o conselho e pediu para ampliar a discussão”, afirma.
Ele acrescentou que todos os órgãos que participam do Conselho e os empresários têm até a próxima segunda-feira para acrescentar pontos ao documento que será apresentado ao governador ainda este mês.
Toda a infraestrutura para oferecer tecnologia da informação e comunicação aos empreendimentos que vão se instalar no complexo do Pecém foi outro ponto enfatizado. O secretário Eduardo Diogo lembrou que, com o Cinturão Digital, já se pensou na solução desse entrave. “A única ramificação que tem as 24 fibras ópticas é da CIPP e isso evidencia o olhar do governador muito claro para aquela área”.
Os empresários apontaram a questão do acesso e até sugeriram a implantação de um veículo leve sobre trilhos para o complexo que, segundo o Governo, está sendo estudado. Nesse ponto, o documento preliminar aponta como entrave a existência de um único eixo viário consolidado (CE-155, antiga 422) e aponta como solução ampliar o sistema viário. O titular da Seplag garante que qualquer problema que vier a ser identificado o governador vai escutar e dar os encaminhamentos para superação dos entraves.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O Conselho Gestor do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), criado no fim do ano passado, é composto por 17 órgãos do Estado e das prefeituras de Caucaia e São Gonçalo do Amarante.
Fonte: O Povo (CE)
PUBLICIDADE