Ecobrasil

Encontro Brasileiro de Comércio Internacional 2010 firma parcerias importantes

No início desta semana o Encontro Brasileiro de Comércio Internacional 2010 selou parcerias importantes para a realização do evento sediado pela primeira vez em Curitiba. Entre as entidades que formalizaram apoio estão o Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) por meio do Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior (IPPEX).

De acordo com o presidente do Instituto de Pesquisas em Comercio Internacional e Desenvolvimento (INTER) e do Encontro, Gabriel Araújo Lima, as parcerias são essenciais para o sucesso do evento. “Nesta edição vamos discutir aspectos jurídicos práticos envolvidos nas transações comerciais internacionais, assim como as perspectivas da economia brasileira e a sua correlação com o comércio exterior. As instituições parceiras contribuem para a excelência do Encontro, com sua experiência, como por exemplo o IAP, tradicional instituição que reúne uma parte da elite da advocacia paranaense ”, comenta Lima.

O evento, organizado pelo INTER, pela Escola de Direito e Relações Internacionais e pelo Programa de Mestrado em Direito da Faculdades Integradas do Brasil (UNIBRASIL), também conta com o apoio da Associação Comercial do Paraná (ACP-PR), Associação Brasileira de Direito Constitucional (ABDCONST) e Câmara do Comércio Brasil-Portugal (PR).

Pré-evento

Durante esta semana, Lima esteve reunido com o coordenador da Câmara do Porto da Associação Empresarial de Itajaí, Christian Neumann, em Santa Catarina. Os dirigentes destacaram a importância do constante aperfeiçoamento dos profissionais da área de comércio exterior e do Porto de Itajaí para a logística de comércio internacional no sul do país.

Outro encontro, também no estado catarinense, foi pautado pela mobilização de armadores que pedem regulamentação da atividade. Um grupo de empresas que exercem a atividade de companhias de armação sem navios apresentou a reivindicação à Lima. A reclamação foi exposta por Francisco Mello Filho, vice-presidente da VMLOG Logística Internacional, sediada em Balneário Camboriú e que opera em diversos portos brasileiros e ao redor do mundo. “A exemplo de outros países, como Estados Unidos e México, dentre outros, o Brasil deve regulamentar a atividade para conferir mais segurança a quem contrata esse tipo de serviço, assim como para elevar o nível de qualidade e de credibilidade dos serviços prestados, uma vez que alguns agentes desse setor praticam concorrência desleal e não estão sujeitos a nenhum tipo de controle”, ressalta Lima ao comentar que “a partir da definição de uma pauta de consenso entre as empresas do setor, será encaminhada um projeto de regulamentação para as autoridades legislativas encarregadas do assunto”.

Presenças

O Encontro Brasileiro de Comércio Internacional 2010, acontece no dia 26 de novembro e tem início às 08h e segue até às 20h30, no Radisson Hotel, localizado à av. Sete de Setembro, 5190. Já estão confirmadas as presenças do secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Welber Barral, do professor da USP especialista em tributação internacional, Heleno Tavera Torres, do pós-doutor pela Harvard University e professor da Univali, Osvaldo Agripino Jr., e do árbitro internacional e primeiro brasileiro a ser eleito para a presidência da International Law Association, sediada em Bruxelas, Eduardo Grebler.
Fonte:Paranashop



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira