Em 62 anos de fundação, a Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph) terá, pela primeira vez, uma mulher na presidência. A engenheira Mayhara Chaves, que também é a primeira mulher à frente de uma Companhia Docas (Ceará) na atual gestão do governo federal, substitui o engenheiro naval Casemiro Tércio Carvalho e assume como 20ª presidente no biênio 2020-2022.
Uma de suas primeiras ações será trazer de volta as hidrovias para a associação. A posse aconteceu nesta quarta-feira (6), durante reunião mensal (online) dos associados dos portos públicos e delegados do país, tendo na vice-presidência Rogério Amado Barzellay, diretor de Engenharia e Manutenção da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.
PUBLICIDADE
Mayhara Chaves, que em junho do ano passado assumiu a presidência da Companhia Docas do Ceará, aceitou mais este desafio em sua carreira por acreditar que a Abeph têm muito a contribuir por uma gestão cada vez mais técnica dos portos públicos e delegados (16 no total), bem como das hidrovias.
Entre as suas experiências profissionais anteriores, estão: diretora de Planejamento e Desenvolvimento da Companhia Docas do Espírito Santo; subsecretária de estado de Comércio Exterior e Relações Internacionais no Governo do Espírito Santo; especialista em Transporte Pleno IV na Secretaria de Portos da Presidência da República e assessora master de Conselhos e Câmaras na Federação das Indústrias do Espírito Santo.
Formada em Engenharia de Produção pela Faculdades Integradas Espírito Santense – Faesa (Vitória-ES), Mayhara Chaves fez MBA em Gerenciamento de Projeto pela Fundação Getúlio Vargas (Vitória-ES); Pós Graduação em Logística pela FAESA; Especialização em Gestão Portuária no Porto de Rotterdam e em Logística Portuária na Bélgica.
Abeph: Na Associação, Mayhara Chaves já exerceu a função de diretora Administrativa Finaceira entre janeiro e outubro de 2018, cargo hoje ocupado pelo superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles. No Conselho Fiscal, permanece o diretor comercial da Companhia Docas do Ceará, Mário Jorge Cavalcanti.