Receba notícias em seu email

Navalshore

Especialistas discutem reforma nos armazéns do Porto do Recife

Arquitetos e urbanistas reúnem-se ontem, terça-feira (27) para discutir o projeto de reforma dos armazéns do Porto do Recife, obra que será executada pelo governo do Estado de Pernambuco e pela iniciativa privada. O encontro está previsto para começar às 19h no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco (CFCH-UFPE), na Cidade Universitária, bairro da Zona Oeste do Recife.

Organizado pelo Laboratório de Estudos Avançados em Arquitetura (LA2) da UFPE, o debate faz parte da série Afinando Trelas, que chega a sua segunda edição em 2012. A proposta do grupo é abrir discussão sobre possibilidades de ocupação de edificações e áreas urbanas em adiantado estado de degradação, seja por ausência de manutenção ou por terem ficado obsoletas para as demandas contemporâneas de uso.

"Esse é um fenômeno mundial, como pode ser observado em diversas cidades localizadas na Europa e nos Estados Unidos da América", diz o arquiteto e professor da UFPE Luiz Amorim, coordenador do LA2.

Parte das obras projetadas pelo governo do Estado para o cais já está em andamento, como a reforma dos armazéns onde funcionarão a central de artesanato e o Museu Luiz Gonzaga, em homenagem ao Rei do Baião, que completaria cem anos em dezembro de 2012.

O projeto Porto Novo, anunciado pelo governo do Estado, contempla, além da revitalização dos armazéns localizados na área não operacional do terminal, obras de urbanização. A reforma permitirá a abertura de 1,3 quilômetro de extensão do cais a atividades de lazer, comércio e serviços, integrando os galpões com o Bairro do Recife.

De acordo com Luiz Amorim, tanto na Europa quanto nos EUA, "o processo de deslocamento dos portos para áreas mais distantes dos núcleos urbanos e adequadas às demandas do transporte de mercadorias atual foi acompanhado de grandes obras de introdução das históricas instalações portuárias no cotidiano dos seus moradores e visitantes."

Participam do encontro o arquiteto e urbanista Zeca Brandão, coordenador do Núcleo Técnico de Operações Urbanas do Governo do Estado de Pernambuco, responsável pelo projeto Porto Novo. Atuarão como debatedores Luiz Amorim e o arquiteto e urbanista Geraldo Santana, professor aposentado da UFPE. O debate é aberto ao público.

fonte:JC Online (PE)






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira