Reconhecidos especialistas internacionais serão parte do debate portuário durante a 107ª Convenção da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA) que, pela primeira vez, será realizada na América do Sul, em Valparaíso (Chile).
O evento contará com três dias de intensos debates relacionados aos efeitos da economia global sobre a indústria marítima, as consolidações e alianças e seu impacto sobre os portos, a cyber segurança, o desenvolvimento da força de trabalho e a sustentabilidade de setor.
PUBLICIDADE
Os mais de 700 participantes do evento terão a oportunidade de ouvir e dialogar com especialistas como Patrick Verhoeven, diretor geral de Política e Estratégia da International Association of Ports and Harbors (IAPH) e o especialista da Cepal Ricardo Sánchez.
Neste debate, mediado pelo ex-presidente da AAPA, Armando Duarte-Peláez, os expertos abordarão as estratégias portuárias e do setor marítimo para enfrentar as mudanças no sistema econômico mundial.
Consolidação no transporte marítimo
Durante o primeiro dia de debate, as recentes fusões e aquisições e a nova configuração do setor marítimo serão discutidas pelos seus protagonistas. O debate será mediado por Rodolfo Sabonge, consultor associado da Talasonómica, e terá a participação de Maximiliano Alcorta, gerente regional de Operações da Mediterranean Shipping Company para a Costa Oeste da América do Sul, e de Lars Oestergaard Nielsen, presidente da Maersk Line para a América Latina e o Caribe.
Cyber-segurança
Dentro do contexto da cyber-segurança, serão analisados os últimos ataques informáticos ao setor e as melhores estratégias e boas práticas para prevenir e se recuperar de um ataque cibernético.
Esse diálogo será dirigido por Lidia Muñoz, diretora de Transportes da Indra para o Panamá; Miguel Juan, sócio do S2 Grupo; e Molly Campbell, diretora de Portos da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey.
Para fechar o primeiro dia de debate, Peter de Langen, titular e consultor principal da Ports & Logistic Advisory e professor na Copenhagen Business School, exporá sobre o “Ecossistema de Inovação” como um fator diferenciador para a competitividade portuária, enquanto que a ministra dos Transportes do Chile, Gloria Hutt, encerrará a jornada com uma apresentação sobre a política nacional de portos.
Cidade-Porto e relações laborais
O segundo dia de discussões começará com 90 minutos de diálogos dedicados às estratégias de desenvolvimento portuário, vinculação com a comunidade e sustentabilidade no setor.
Os expositores serão Sean Strawbridge, CEO do Porto de Corpus Christi; Carlos Urriola, presidente da SSA International e do Manzanillo International Terminal do Panamá; Juan Kuryla, diretor do Porto de Miami; e Gonzalo Mórtola, presidente da AGP - Porto de Buenos Aires. Eles discutirão as melhores práticas para o desenvolvimento portuário sustentável sob a moderação de Philippe Matthis, diretor geral adjunto do Porto de Bruxelas e presidente da AIVP.
Na mesma temática, o debate abordará as considerações ambientais dentro da gestão portuária, incluindo o desafio global de cuidar o meio ambiente e seu impacto na geração, desenvolvimento e operação de projetos portuários.
O painel será mediado por Giovanni Benedetti, diretor de marketing e vendas da Sociedade Portuária Regional de Cartagena, e incluirá a presença de Héctor Bautista, diretor geral da Administração Portuária Integral de Ensenada do México; Alberto Díaz, presidente da Administração Nacional de Portos do Uruguai; e Gonzalo Davagnino Vergara, gerente geral da Empresa Portuária de Valparaíso.
O programa também contará com a participação especial de Carlos Zepeda, analista de negócios e líder de projetos de Port of Rotterdam International.
Por último, serão apresentados estudos de caso sobre o desenvolvimento da força de trabalho portuária sob a mediação de Jim Quinn, presidente e CEO do Porto de Saint John (Canadá). Nesse painel, participarão Noel Hacegaba, diretor comercial e diretor executivo das Operações Comerciais do Porto de Long Beach e presidente da Junta de Desenvolvimento Profissional da AAPA; Stephanie L. Bowman, comissária do Porto de Seattle; Miguel Garín-Alemany, diretor de Desenvolvimento Internacional da Fundação Valenciaport; e Cecilia Alcocer Recabal, gerente do Capital Humano da Câmara Marítima e Portuária do Chile.