Na última terça-feira foi instalada no Porto Organizado de Porto Velho uma nova estação hidrológica telemétrica, que compõe uma rede de 10 estações de monitoramento do rio Madeira, mantido pelo Consórcio Santo Antônio Energia, como um dos projetos condicionantes exigidos pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A rede de estações parte do distrito de Abunã, em Porto Velho, e vão até o município de Humaitá, no Amazonas.
Essa foi uma transferência do primeiro local onde havia sido instalado equipamento que faz o monitoramento do nível do rio via satélite, e manda as informações diretamente para o sistema de pesquisa do consórcio, responsável pela construção da usina hidrelétrica Santo Antônio. No primeiro local, instalado em 14 de julho deste ano no piso superior da estrutura que suporta o flutuante para embarque e desembarque de cargas, o equipamento apresentou inconstância nos dados de mediação do nível da água por razões ainda não identificadas pela equipe da PCE projetos e Consultorias de Engenharia Ltda., responsável pela instalação e manutenção da estação.
No entanto, os testes identificaram, que o local não era adequado para a operação e a nova instalação foi providenciada, a aproximadamente 150 metros a montante do Porto Organizado de Porto Velho. Na ocasião da inauguração do novo local da estação, estavam presentes: o diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), Mateus Santos, o diretor operacional, Leonel Bertolin, Hermenegildo Pereira, gerente da unidade da Hermasa no Porto, o comandante da Delegacia Fluvial de Porto Velho, capitão de corveta Amilton Rodrigues, além de funcionários do operacional portuário, que foram instruídos pelo engenheiro Ulmar Manoel Duarte sobre o funcionamento da estação hidrológica telemétrica.
Fonte:Jornal Rondoniagora
PUBLICIDADE