Receba notícias em seu email

Navalshore

Estado e Codeba discutem novos investimentos para os portos baianos

Depois de visitar as instalações reformadas do Porto de Aratu, em Candeias, o governador Jaques Wagner participou na manhã desta quinta-feira (24) de uma reunião com o Conselho de Administração da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba). O objetivo foi discutir ações estratégicas para a dinamização dos portos públicos baianos.

"A expectativa é que consigamos evoluir basicamente os portos de Salvador e Aratu, que abrigam a maior parte das cargas industriais, a fim de dar as condições necessárias para o desenvolvimento e chegada de novas indústrias na Bahia", afirmou o governador.

Ele disse ainda que o desenvolvimento dos portos é inevitável, devido à amplitude crescente do complexo industrial baiano. “Quero que a Bahia cresça mais, e para isso é preciso planejamento, sobretudo no setor portuário, para que possamos viabilizar recursos e estabelecer parcerias”.

São três os portos públicos da Bahia: o de Salvador, o de Ilhéus e o de Aratu. Todos são de responsabilidade federal, mas a parceria permanente com o governo estadual tem possibilitado avanços significativos para a captação e aplicação de recursos no setor.

Importância do diálogo

Presente na reunião, o representante da Secretaria Especial de Portos da Presidência República (SEP), Rogério Menescal, falou da importância do diálogo entre as esferas para o desenvolvimento portuário. “Foi muito importante ouvir o governador e o que ele pensa sobre os portos da Bahia e avaliarmos no que o Estado pode nos ajudar para alavancar projetos e angariar investimentos”.

Esses projetos e investimentos, por meio da SEP, Codeba, empresas privadas e governo estadual, têm apresentado um impacto positivo no desempenho dos portos públicos. No ano passado, eles registraram uma movimentação total de 9,2 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 8,7% com relação a 2009.

A receita de arrecadação, por sua vez, atingiu novo recorde, com um incremento em torno de 30%, chegando a mais de R$ 95 milhões em 2010. Desse montante, 60% são provenientes do Porto de Aratu, cujo funcionamento tem centralidade para a logística da Bahia.

Caminho garantido

Foram aplicados no Porto de Aratu cerca de R$ 98 milhões, para recuperação de equipamentos, manutenção de estruturas e aquisição de peças.

“A concepção dele é a de um porto-indústria. Por isso está ligado diretamente ao desenvolvimento industrial e econômico da Bahia. Precisamos municiar esse porto com infraestrutura, para que o desenvolvimento do estado tenha seu caminho garantido”, declarou o presidente da Codeba, José Muniz Rebouças.

Fonte: Agência Alagoinhas Noticias, com informaçãoes da Agecom.






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira