Os secretários de Estado de Infraestrutura de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, integrantes do Codesul, reunidos, nesta quinta-feira (18) com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos, definiram que o traçado da ferrovia Norte-Sul, será definido com a participação dos Governos Estaduais.
A ferrovia Norte-Sul é um projeto do Governo Federal que pretende integrar o País de Belém, no Pará, ao porto de Rio Grande, no Rio Grande Sul. Atualmente ela está construída até Panorama, no interior de São Paulo, e o ministro dos transportes anunciou a retomada dos estudos para a sua conclusão. "Essa é uma questão nacional e será discutida pelo Governo Federal junto com os Estados", garantiu o ministro Paulo Sérgio de Oliveira Passos, na reunião. "Inclusive o edital dos estudos que nortearão a definição do traçado já está lançado", acrescentou.
O secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Valdir Cobalchini, defendeu que em Santa Catarina o traçado contemple a grande região do Oeste e Meio-oeste, onde estão localizadas as maiores agroindústrias do Brasil e que dependem de matéria prima do centro do País. "Nós já temos a definição do governador Raimundo Colombo para que a ferrovia chegue à região das agroindústrias que dependem dela para receber matérias-primas e mandar seus produtos para os portos", afirmou.
Segundo o secretário, agora os três Estados do Sul, mais Mato Grosso do Sul, farão reuniões preliminares para definir o traçado junto com o Governo Federal. "Nós estamos dando total apoio ao Governo Federal nesse empreendimento que vai passar por nosso Estado e vai ser de grande importância para a nossa economia", salientou.
Fonte: Economia SC
PUBLICIDADE