A estrada deverá ligar o polo fruticultor da Chapada do Apodi, em Limoeiro, aos principais acessos de mercado
Limoeiro do Norte. O setor de agronegócios deverá ter um grande investimento, e a zona urbana deste Município ganhar em logística no trânsito. Está em desenvolvimento pela Secretaria das Cidades um projeto de construção de uma via perimetral em Limoeiro. A estrada deverá contornar uma extensão de oito quilômetros ligando o polo fruticultor da Chapada do Apodi aos principais acessos de mercado, sem a passagem de caminhões pelo Centro da cidade. O projeto é orçado em R$ 25 milhões e será apresentado ao Ministério das Cidades.
Para os produtores da Federação das Associações do Perímetro-Irrigado Jaguaribe-Apodi (Fapija), a estrada facilitará o escoamento da produção, que segue do Porto do Pecém para os mercados internacionais. O transporte de cargas pela via "Contorno Leste", com oito quilômetros de extensão ligando a Chapada do Apodi às principais rodovias, já era um desejo dos produtores agrícolas. E da população residente em Limoeiro também. Isso porque o tráfego diário de caminhões danifica as ruas da cidade, além de atrapalhar o trânsito.
Em vias como a Rua Dr. Gaspar de Oliveira, que corta transversalmente a cidade até a estrada que dá acesso à Chapada do Apodi, é possível ver rachaduras nas casas e calçadas. Os caminhões trafegam principalmente à noite, em série, provocando tremor nas casas e barulho.
O secretário das Cidades, Camilo Santana, apresentará o projeto ao Ministério das Cidades e pretende alertar para a importância da obra tanto para a economia do Estado como para o desenvolvimento urbano de Limoeiro. A Prefeitura Municipal vê como muito importante a obra, e o prefeito João Dilmar disse estar empenhado junto à Secretaria das Cidades. O projeto poderá ser incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Mobilidade Urbana, do Governo Federal.
Segundo a engenheira responsável pelo Projeto Cidades do Ceará, Rosane Aguiar, ainda são feitos os estudos de impacto ambiental para produção de relatório (EIA-Rima). "Dependendo do que for encontrado, o projeto pode ter alterações, e ainda existe a parte de desapropriações, em vista de haver alguns terrenos de particulares". O Projeto Cidades do Ceará prioriza os municípios-polo, como Limoeiro e Russas, no Vale do Jaguaribe, e tem por objetivo aumentar a atividade demográfica, diminuindo o êxodo para a Capital. Saído do papel, a Avenida Perimetral terá diversos pontos de entroncamento, facilitando acesso à cidade.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)
PUBLICIDADE