Nova carga de minério de ferro extraído do Ceará será exportada no próximo mês de janeiro pelo Porto do Pecém. A Globest, empresa chinesa que vem realizado a exploração do principal insumo da siderurgia nas terras de Sobral, fechou um novo cronograma com a Cearáportos para o escoamento do produto, que será levado à China. Serão exportadas, nesta remessa, 70 mil toneladas do minério.
De acordo com o diretor de Operações e Infra-Estrutura da Cearáportos, Humberto Castelo Branco, a partir de janeiro, a empresa irá carregar um navio com volume semelhante a essa carga a cada dois meses, totalizando, no final de 2011, 400 mil toneladas exportadas. A primeira carga enviada - e única até agora -, saiu do porto em direção à Ásia em fevereiro deste ano, também com 70 toneladas.
Até agora, o minério explorado vem do distrito de São José do torto, em Sobral. Mas há informações de que a empresa já adquiriu outras áreas para extração em Quiterianópolis.
Características diferentes
A Globest não realizou uma outra exportação este ano porque os novos volumes de minério que foram sendo retirados do solo possuíam características diferentes daqueles inicialmente explorados.
"À medida que fomos explorando, o mineral vai diminuindo a qualidade. Nós precisamos fazer a concentração do minério de ferro e, para isto, estamos desenvolvendo um outro processo", explicara uma fonte da empresa ao Diário do Nordeste, em setembro passado.
De acordo com o diretor da Cearáportos, além de criar uma frequência para o escoamento de cargas, a Globest possui um projeto "audacioso" para estas operações. "O projeto deles é imenso, de ter uma correia transportadora. No caso, usariam a da Transnordestina inicialmente. Eles irão fazer uma operação automatizada quando incrementarem o volume de exportação. Eles querem ir pra nove milhões de toneladas", conta.
Os chineses ainda preparam o projeto para suas operações no Porto do Pecém. Já chegou a ser cogitada a construção de um novo terminal portuário, paralelo ao existente, só para exportar o produto. (SS)
Carga
70 mil toneladas de minério de ferro serão exportadas nessa nova remessa do produto que será levado à China.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)
PUBLICIDADE