Reconhecidamente o mais importante encontro de negócios dos setores de logística, transporte de carga e de comércio internacional das Américas, a Intermodal traz em 2011 sua maior edição da história do evento, reflexo direto do reaquecimento do mercado internacional.
Faltam apenas sete dias para a realização do mais importante encontro de negócios dos setores de logística, transporte de carga e de comércio internacional, a Intermodal South America. A feira acontece na próxima semana, de 05 a 07 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo-SP. Em sua 17ª edição, conta com 550 empresas expositoras confirmadas, de 18 países. O evento teve sua área de exposição ampliada, passando a ocupar 35 mil metros quadrados, divididos em cinco pavilhões, além da área externa do Transamérica, que será utilizada para a exposição de equipamentos. A expectativa da UBM Brazil, organizadora do evento, é receber por volta de 43 mil profissionais visitantes.
Segundo a gerente do evento, Barbara Nogueira, a razão da Intermodal, ao longo dos anos, ter se consagrado como o principal encontro da cadeia de distribuição de produtos e serviços relacionados ao comércio internacional e à logística deve-se a sua capacidade de criar um ambiente voltado para os negócios, permitindo o encontro entre demanda e oferta. "As empresas que oferecem produtos e serviços, exportadores e importadores, estão todas presentes no evento, isso é fundamental", reforça Barbara.
A edição de 2011 da Intermodal acontece em momento de intensas expectativas quanto aos rumos da economia brasileira, aos investimentos dedicados à infraestrutura de transporte de carga e à performance dos novos comandantes do governo federal.
"O comércio internacional está se recuperando. Quase que todos os setores da economia apontam crescimento, há muita demanda e, claro, existe mais concorrência no mundo. A geografia do comércio mudou. Fato é que a logística entra como fator decisivo nesse contexto e pode fazer a diferença no preço final de um produto. E a intermodal reúne todos estes atores", reforça Bárbara.
Grade paralela com eventos de conteúdo qualifica o evento
Pensando justamente em colocar em discussão os temais mais relevantes deste contexto econômico, um dos destaques desta edição da Intermodal é a exclusiva conferência organizada em paralelo à exposição, com duração de dois dias. Resultado da parceria entre o JOC - Journal of Commerce - e a UBM Conferences, a 3ª edição da conferência JOC Infraportos contará com debates, palestras, casos práticos e workshops com os mais importantes players e experts no setor.
Entre os palestrantes nomes de peso no cenário nacional, como Marcelo Araújo (Presidente Grupo Libra), Carlos Felipe Guimarães Lodi (Gerente Geral de Planejamento de Logística da PETROBRAS), Paulo Cesar Cortes Corsi (Presidente Porto de São Francisco do Sul), Tiago Pereira Lima, (Diretor ANTAQ), Pedro Brito (Ex-Ministro Secretaria dos Portos), Darlan Carvalho (Diretor de Logística do Mercado Interno da SADIA), Kris Peeters (Ministro-Presidente do Governo de Flandres (Bélgica) &Ministro da Economia, Política Externa, Agricultura e Política Rural), Celso Camargo (Managing Director for South America Porto de Nova Orleans), Antonio Ayres (Superintendente do Porto de Itajaí), Wallace de Barros (Diretor de Desenvolvimento de Negócios da THORCO SHIPPING BRAZIL), Fernando Fialho (Diretor Geral da ANTAQ), Sérgio Aquino (Secretário da Secretaria Municipal de Santos), Gustavo Costa (Gerente Geral de Cabotagem da HamburgSud), Paulo Augusto (Presidente do Consórcio do Corredor Atlântico d o MERCOSUL e da Academia Nacional de Engenharia), Matheus Miller (Secretário Executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados ? ABTRA), Valdir Santos (Presidente do SINDASP), Marcelo Duque (Diretor comercial da AMBIO Soluções Ambientais) e Ricardo Sudaiha (Presidente da Bandeirantes Dragagem).
Fim da crise: empresas voltam a investir na Intermodal
Barbara chama a atenção também para o elevado número de empresas que voltaram a participar do evento ou que estão integrando o grupo pela primeira vez. "Quase 16,4% dos expositores da Intermodal 2011 são companhias que não estavam na edição anterior, o que atesta o crescimento do setor como um todo e ratifica a relevância do evento como pólo de oportunidades para os exportadores e importadores que visitam a Feira em busca de soluções logísticas". No detalhe são 49 empresas nacionais e 25 internacionais expondo pela primeira vez na Intermodal e 12 companhias nacionais e 4 internacionais que voltam a fazer parte do evento.
Principais portos do mundo estarão na Intermodal
Outro destaque do evento fica por conta dos mais de trinta grandes portos internacionais estarão reunidos em na feira para negociar com empresas nacionais. A presença de portos internacionais qualifica o evento, principalmente, por concentrar em um mesmo espaço complexos portuários que representam todos os continentes. "A presença maciça de grandes portos no evento ratifica o interesse do mundo no Brasil como um pólo receptor de investimentos", afirma Bárbara.
Além da troca de experiência, embarcadores, exportadores e importadores terão a oportunidade de negociar diretamente com os diretores e gestores destes portos e elencar o potencial de negócios de cada um, reforça Bárbara.
Além dos portos nacionais de maior expressão, estarão no evento os seguintes portos: Paris, Algeciras, Amsterdã, Antuérpia, Barcelona, Bilbao, Bordeaux, Brake, Bremen, Cuxhaven, Dunkerque, Genova, Ghent, Groningen Seaports, Hamburgo, Houston, La Spezia, Le Havre, Leixões, Lisboa, Marseille, Montevidéu, Nantes, Naples, Niedershaken, Roterdã, Rouen, Savona, Séte Sud de France, Wilhelmshaven e Zeebrugge.
Entre os nacionais: Ceará Portos - Terminal Portuário do Pecém, Cia. Docas do Estado da Bahia, Cia. Docas do Ceará, Cia. Doca do Pará, Cia. Docas do Rio de Janeiro, Porto Chibatão, Porto de Aratu, Ilhéus, Itajaí, Navegantes, Paranaguá e Antonina, Salvador, Santos, São Francisco do Sul, Suape, Vitória, Itaqui, Recife, Rio Grande e Itapoá.
PUBLICIDADE