A fila de navios à espera para embarcar açúcar nos portos do Brasil nas próximas semanas caiu de 32 para 31 na última semana, de acordo com o relatório da agência marítima Williams Brasil. O número inclui navios atracados, esperando no mar e aqueles com data marcada para aportar. O número tem caído substancialmente nas últimas semanas, conforme a colheita de cana-de-açúcar do Brasil se aproxima do fim.
Até quarta-feira, foi agendado o embarque de 844,74 mil toneladas de açúcar no Brasil, maior produtor e exportador mundial, ante 860,72 mil toneladas na semana anterior. A maior fila - de 16 navios, esperando para carregar 486,57 mil toneladas de açúcar - deve partir do porto de Santos, o maior do País. Na semana passada, havia 15 navios, aguardando 428,87 mil toneladas em Santos.
Mais açúcar começa a chegar aos portos do Nordeste do Brasil, na medida em que a colheita da região ganha ritmo. O porto de Maceió tem sete navios esperando 209,17 mil toneladas de açúcar, enquanto o porto de Recife aguarda quatro navios em fila para embarcar 68,80 mil toneladas.
No Sul, quatro navios aguardam no porto de Paranaguá para embarcar 80,20 mil toneladas de açúcar.
O açúcar cru de polarização muito elevada (VHP) representou a ampla maioria, ou seja, 770,72 mil toneladas do que deve ser embarcado no País. A variedade cristal B-150, ou açúcar refinado, correspondeu a 47,53 mil toneladas, além de 26,50 mil toneladas de açúcar branco A45. As informações são da Dow Jones.
Fonte: A Tribuna - Rio Branco
PUBLICIDADE