Receba notícias em seu email

Navalshore

Firjan e Fiesp se unem para propor aumento da competitividade da indústria

SÃO PAULO – Para melhorar a competitividade das indústrias brasileiras, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) apresentaram, na última quinta-feira (1), propostas conjuntas na área de energia, logística, banda larga e educação. A medida foi estabelecida como Proposta para um Brasil + Competitivo.

Durante o evento, o presidente da Firjan, Eduardo Gouvêa Vieira, afirmou que os temas incluídos na proposta são aqueles que “o governo precisa encarar e que são importantes para baixar os custos e aumentar a produtividade  das nossas empresas”, disse, segundo a Agência Fiesp.

Já o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, acrescentou que não adianta que as empresas  sejam modernas e competitivas, já que, quando os produtos são comercializados, a vantagem se perde por problemas como burocracia, custos elevados, taxa de câmbio e logística cara.

Sobre as propostas - No setor de logística, as entidades pedem a ampliação para 24 de horas do horário de funcionamento dos chamados órgãos intervenientes, como Docas, Receita Federal, Anvisa e Ministério da Agricultura, redução do número de documentos exigidos dos embarcadores e revogação da regra que impede que os portuários privativos prestem serviços a terceiros.

Além disso, as federações pedem a extinção da regulamentação que exige que a contratação de funcionários seja feita apenas por intermédio do Órgão Gestor de Mão de Obra, permitindo que o operador portuário selecione seus empregados segundo seus próprios critérios.

Outra medida sugerida é implantação de todos os sistemas previstos no projeto Porto Sem Papel, que tem como objetivo principal promover a desburocratização dos procedimentos de estadia dos navios nos portos brasileiros, de forma a otimizar os processos de importação e exportação.

Em relação à internet, o setor industrial quer que seja incluído no PNBL (Programa Nacional de Banda Larga) o Pacote Empresarial Essencial, com um mínimo de serviços para atender ao setor corporativo, ofertando banda larga com velocidade de tráfego de dados para download de 15 Mbps a preços competitivos internacionalmente e com isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

O plano também prevê indicadores de qualidade que diferenciem o usuário doméstico do consumidor corporativo e o oferecimento de serviços que considerem as necessidades específicas de pequenas, médias e grandes empresas.

Por fim, as entidades sugerem a criação em conjunto de um programa para qualificar, em até quatro anos, todos os diretores de escolas estaduais do Ensino Médio de São Paulo e Rio de Janeiro por meio do MBA em Gestão Empreendedora. O objetivo é contribuir para a formação dos gestores no uso dos conhecimentos e das ferramentas da gestão educacional, institucional e empresarial, tendo como base o desenvolvimento de conduta empreendedora.

Fonte: Info Money / Karla Santana Mamona






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira