O governador Beto Richa afirmou nesta terça-feira (21) que espera que a União reveja a exclusão de projetos logísticos prioritários para o desenvolvimento do Paraná do plano federal de concessões anunciado na semana passada. “Se for confirmada a exclusão do Estado, será uma discriminação sem precedentes ao Paraná”, declarou.
Richa participou da instalação da unidade paranaense do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e recebeu apoio de executivos da entidade em sua indignação com a decisão federal. “Vamos manter o diálogo e esperar que o plano seja revisto e que o Paraná não sofra prejuízos”, declarou o governador.
O presidente do Lide Paraná, André Caldeira, afirmou que um estado com a importância do Paraná, não pode ficar de fora de nenhum plano de expansão. “Não podemos deixar o Paraná de fora de qualquer planejamento estratégico que signifique a transformação e o crescimento do país”, afirmou. “O Paraná tem grande importância econômica e temos que reverter essa situação, colocando o Estado como destino certo de investimentos do governo federal”.
O Lide é uma associação criada pelo empresário João Dória Junior e que reúne algumas das principais empresas do País. “A instalação do Lide no Paraná certamente trará muitos benefícios para o nosso estado. É um importante canal de diálogo e de interação entre os empresários paranaenses e nacionais”, afirmou o governador Beto Richa. “Esses empresários também têm a preocupação com a responsabilidade social e de dar a contribuição para o seu município, para o seu Estado e consequentemente para o país”.
EXPECTATIVA – O presidente do Lide Paraná disse que a expectativa da nova unidade é fortalecer o relacionamento estratégico entre líderes da iniciativa privada e da área pública no Estado. “Pela importância do Paraná e da sua economia, temos muito orgulho de instalar uma sede aqui com o apoio do governo e das empresas filiadas”, declarou Caldeira.
A solenidade teve palestra com o presidente da Amil, Edson de Godoy Bueno, e contou com presença dos secretários da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, da Comunicação, Marcelo Cattani, do secretário-chefe de Gabinete, Deonilson Roldo, do presidente da Compagas, Luciano Pizzato, e de políticos e empresários.
PALESTRA – Na semana passada, o governador foi um dos palestrantes do evento do Lide que reuniu dezenas de executivos em São Paulo, e falou sobre as oportunidades de investimentos no Paraná. Richa reforçou que o Estado vive novo momento de crescimento e de resgate da confiança do setor produtivo, com um governo estável e com segurança jurídica.
“O Paraná tem enorme potencial para investimentos em biotecnologia, nanotecnologia, máquinas e equipamentos, tecnologia da informação, metalmecânica, equipamentos médicos, energia e reflorestamento”, disse o governador.
LIDE - Fundado em junho de 2003, o Lide tem mais de 1.300 empresas filiadas, que representam 46% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para projetos sociais.
Para isso, são realizados eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.
Fonte: Agência Paraná
PUBLICIDADE