O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu na manhã de quarta-feira (12) o Governador do Estado de Alagoas, Teotônio Vilela, para tratar de algumas questões referentes ao desenvolvimento do Porto de Maceió. Segundo o Governador, é necessário potencializar o Porto, pois há uma perspectiva de um grande crescimento para o Estado.
Vilela relatou que Alagoas vem recebendo investimentos do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além disso, existe um projeto que está em andamento para um estaleiro em Coruripe, município que fica ao Sul de Alagoas, uma possível instalação de uma mineradora à 70 km do local e a criação de um Pólo Naval. “Isso tudo somado a duplicação da BR 101, irá exigir o crescimento do Porto de Maceió”, frisou Vilela.
Cristino informou que os investimentos do Governo Federal estão sendo realizados. “A SEP concluiu em 2011, a construção do Terminal de Contêineres do Porto. Além disso, iremos realizar com recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a dragagem de aprofundamento do berço, canal de acesso e bacia de evolução com o valor de R$ 25 milhões”, ressaltou o Ministro.
O Governador observou que estudos mostram que a demanda existe e por isso a importância em receber mais investimentos para o Estado. O Ministro finalizou a reunião explicando o Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP) cujo objetivo é identificar ações voltadas à expansão, vocação, área de abrangência, adequação da capacidade portuária nacional, definição das atribuições e dos papéis institucionais dos entes envolvidos nessas atividades e a melhoria da eficiência na gestão. “Com a divulgação do PNLP o Governo saberá com clareza os possíveis investimentos e como os mesmos se darão”, afirmou Cristino.
Fonte: SEP
PUBLICIDADE