O governo federal e o o governo do estado de São Paulo lançaram o edital para a construção do túnel imerso Santos-Guarujá, com leilão previsto para 1º de agosto. Com investimento de R$ 6 bilhões, o projeto será o primeiro túnel submerso do Brasil e o maior da América Latina, integrando o novo PAC e o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). A obra, aguardada há quase um século, promete melhorar a mobilidade urbana na Baixada Santista e otimizar o escoamento da produção do Porto de Santos.
Atualmente, mais de 21 mil veículos, além de milhares de ciclistas e pedestres, dependem de balsas para a travessia. O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, e contará com três faixas por sentido, incluindo passagem para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ciclistas e pedestres. O projeto é resultado da parceria entre o Governo de São Paulo, o Ministério de Portos e Aeroportos, Artesp, Antaq e a Autoridade Portuária de Santos.
PUBLICIDADE
"Estamos tirando do papel uma obra aguardada há quase cem anos pelos moradores da região. Além de fundamental para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida das pessoas que precisam se deslocar na Baixada Santista, o túnel vai ajudar no escoamento da produção do Porto de Santos, no sentido de contribuir para a segregação do tráfego portuário do urbano. Além disso, vai fortalecer a infraestrutura portuária e ajudar cada vez mais na geração de emprego e renda do país . Essa é a maior obra da história,”destaca o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.