Uma nova tecnologia de embalagem desenvolvida no Espírito Santo reduziu pela metade o tempo de trânsito para o transporte de chapas de granito brasileiro aos Estados Unidos, com a carga chegando ao destino em apenas 21 dias de porto a porto. Nomeada StoneLift, essa nova estrutura de transporte substitui os contêineres convencionais, possibilitando o transporte seguro de até 28 toneladas de chapas de pedras naturais por unidade.
No teste realizado entre outubro e novembro de 2024, quatro unidades StoneLift foram carregadas com 86 toneladas de granito, embarcadas no Porto de Portocel, no Espírito Santo, e desembarcadas no Porto de Arthur, Texas. Essa alternativa foi bem recebida em um contexto de longas esperas por contêineres tradicionais, onde cargas podem levar até três meses para chegar ao destino. Segundo o CEO da Cruzzto, Fabio Cruz, a operação teste superou expectativas, com o StoneLift concluindo o trajeto em apenas 21 dias, mesmo em condições marítimas adversas, mostrando-se uma solução segura e rápida.
PUBLICIDADE
A resistência do StoneLift foi comprovada durante o trajeto, quando o furacão Milton exigiu uma parada extra no Porto de Mobile, no Alabama. Mesmo com três dias de mar agitado e ondas superiores a seis metros, a estrutura garantiu a chegada das chapas em perfeitas condições, destacando sua robustez e confiabilidade. Além da segurança, o StoneLift segue rotas mais diretas e elimina a necessidade de cabotagem para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o que reduz sua pegada de carbono e minimiza o impacto ambiental. O sistema também dispensa o uso de madeira, reduzindo os resíduos e o consumo de recursos naturais.
A criação do StoneLift resultou da parceria entre as empresas capixabas Spinola e Cruzzto, responsáveis pelo desenvolvimento, patente e comercialização do produto. Segundo o engenheiro José Ernesto Conti, foram três anos de estudos e análises para concluir as quatro estruturas-piloto, com o objetivo de atender às demandas de um setor que depende de agilidade e integridade no transporte para garantir sua competitividade global.
A primeira operação teste foi realizada com data de saída de Portocel em 3 de outubro de 2024 e chegada ao Porto de Houston em 24 de outubro de 2024. Com uma capacidade de carga de 28 toneladas por estrutura, superior aos 24 toneladas de um contêiner convencional de 20 pés, o StoneLift também proporcionou uma redução de até 60% no tempo de carregamento e descarregamento, o que somado à rota mais direta resultou em menor impacto ambiental.